A estrutura organizacional envolve uma divisão horizontal e uma divisão vertical. A divisão horizontal se refere às atribuições de mesmo nível hierárquico, enquanto a divisão vertical considera as atividades desempenhadas nos diferentes níveis hierárquicos da organização, mais especificamente, estratégico, tático e operacional.
Considerando as implicações do modelo da burocracia, assinale abaixo a alternativa correta.
( A )Para a concepção de uma organização mecanicista, os trabalhadores devem ter conhecimento de todas das etapas do processo produtivo, de modo a garantir a qualidade do produto.
( B )O modelo burocrático assume que a divisão do trabalho é a diferença das atividades desempenhadas nos níveis estratégico, tático e operacional, sendo que em cada um desses níveis cada trabalhador deve desempenhar todas as funções.
( C ) A divisão do trabalho pretende promover uma maior precisão no desempenho das tarefas, alcançada graças à preocupação com a padronização.
( D ) O modelo burocrático assume que a divisão do trabalho significa que todos os níveis organizacionais compartilham as mesmas tarefas.
( E )O modelo burocrático assume que a divisão de tarefas, tradicionalmente empregada nas organizações até então, é fonte de desperdício de tempos e movimentos.
Respostas
A resposta correta é a letra A) Para a concepção de uma organização mecanicista, os trabalhadores devem ter conhecimento de todas das etapas do processo produtivo, de modo a garantir a qualidade do produto.
Para as organizações que usam da teoria mecanicista estas, geralmente, possuem grandes produções e também prazos bem definidos, esse modelo de gestão é cai muito bem em empresas desse nível, pois elas precisam de um modelo mais eficientes, mais seguro e compatível com o segmento do negócio.
Nesse modelo de gestão, os profissionais sabem pelo menos um pouco de como funciona cada processo da produção de um produto o que tende a garantir uma maior qualidade.
Bons estudos!
Resposta:
ALTERNATIVA C
Explicação:
A divisão do trabalho pretende promover uma maior precisão no desempenho das tarefas, alcançada graças à preocupação com a padronização.