A crescente produção de documentos digitais ocorrida a partir da década de 1990, reforçou a necessidade de se proceder à sua gestão e à sua preservação. Sob essa circunstãncia, em 2004, o Conselho Nacional de Arquivos formulou e aprovou a Carta para Preservação do Patrimõnio Arquivístico Digital. Na formação desse patrimõnio, o arquivista deve estar atento às especificidades dos documentos digitais.É CORRETO afirmar que tais documentos são vulneráveisA)à degradação do suporte, ao uso frequente e à disseminação da informação.B)à intervenção humana, à obsolescência tecnológica e à degradação do suporte.C)à intervenção humana, ao acesso descontínuo e à reformatação.D)àreformatação,aoataquede microrganismos e à perda da memória.E)ao manuseio constante, à comercialização e à aquisição de novas tecnologias da informação.
#ENADE
Respostas
Resposta:
Letra d) na minha opinião
A Carta para Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital tem por objetivo garantir a expansão da proteção integral de documentos também para as esferas digitais, procurando enfrentar os desafios que surgem diante deste tipo de plataforma.
A) à degradação do suporte, ao uso frequente e à disseminação da informação.
Falso. O uso frequente de um arquivo em formato digital não oferece risco algum à sua integralidade.
B) à intervenção humana, à obsolescência tecnológica e à degradação do suporte.
Correto. A intervenção humana pode acabar destruindo arquivos, assim como a degradação do suporte (pense nas falhas de um disco rígido por exemplo) e a obsolescência tecnológica (pense em arquivos que ainda estejam armazenados em disquetes).
C) à intervenção humana, ao acesso descontínuo e à reformatação.
Falso. O acesso descontínuo não é um risco em caso de documentos que estejam neste suporte.
D) à reformatação, ao ataque de microrganismos e à perda da memória.
Falso. A perda de memória e o ataque de microorganismos não afeta documentos em suporte digital.
E) ao manuseio constante, à comercialização e à aquisição de novas tecnologias da informação.
Falso. O manuseio constante, afirmo mais uma vez, não afeta documentos digitais.