1. A divisão dos dois historiadores sobre as conexões intercontinentais da Africa são convergentes ou divergentes? por quê?
2. No primeiro texto, o autor afirma que a África foi um parceiro privilegiado nas relações com o velho mundo. a partir de Quais os pontos estratégicos eram estabelecidas o contato comercial com a Europa e a Ásia no continente africano?
3. No segundo texto, Qual é a comparação que a autora faz a caracterizar controle que os muçulmanos mantiveram das rotas que interligavam a maior parte do mundo conhecido até então: a África, o Oriente e a Europa?
Respostas
1. As visões dos historiadores sobre as conexões intercontinentais da Africa são convergentes, visto que ambos apontam a ligação do continente africano ao continente Europeu, porém o segundo texto é mais amplo, ligando a África com o Novo Mundo.
2. Os pontos estratégicos que eram estabelecidas o contato comercial com a Europa e a Ásia no continente africano era basicamente o comércio de especiarias orientais, fontes de riqueza, além do ouro.
3. A comparação que a autora fez sobre o controle que os muçulmanos mantiveram de suas rotas comerciais com o controle dos europeus em relação ao Novo Mundo.
Abraços!
As visões dos dois historiadores são convergentes, pois ambos ressaltam a importância intermediação dos mulçumanos nas relações comerciais intercontinentais da África no período: