Segundo Franco, Silva e Bernardo (2018), o sociólogo e filósofo francês David Émile Durkheim (1858-1917), um dos autores clássicos das Ciências Sociais, ficou conhecido como o “pai da sociologia” por contribuir com seus pensamentos no fortalecimento dela como Ciência e ao propor um método científico para os pesquisadores sociais.
FRANCO, R. F. L. L.; SILVA, P. R. da; BERNARDO, P. Ciências Sociais. Maringá: UniCesumar, 2018.
Com base nas teorias estudadas por Durkheim, analise as afirmativas a seguir.
I. Para Durkheim, o fato social pode ser identificado por meio da consciência coletiva e da consciência individual.
II. Para Durkheim, a consciência coletiva é entendida pela transferência de conhecimento, como, por exemplo, do pai para o filho.
III. Para Durkheim, a sociedade pune, de forma física ou moral, o sujeito que não segue as normas impostas por ela, o que ele chama de coercitividade.
IV. Para Durkheim, a solidariedade orgânica pode ser observada por meio da dependência do cidadão pela sociedade, uma vez que, sozinho, não conseguiria atender suas necessidades e desejos.
É correto o que se afirme em:
Alternativa 1: I e II, apenas.
Alternativa 2: II e III, apenas.
Alternativa 3: III e IV, apenas.
Alternativa 4: I, II e III, apenas.
Alternativa 5: I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
3
As afirmativas corretas são I, II e III. Alternativa 4.
Para Emile Durkheim (1858-1917), o fato social consiste em um conjunto de práticas que envolvem, em especial, pensamentos e ações por grupos sociais ou indivíduos.
Para o filósofo, a consciência coletiva consiste em uma representação do que pode ser considerado moral, imoral, aprovável ou reprovável.
De acordo com Durkheim, a sociedade possui um caráter punitivo, de maneira física ou moral, em que o sujeito que não segue as normas impostas a mesma.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás