• Matéria: Português
  • Autor: checklist
  • Perguntado 7 anos atrás

Os verbos transitivos, assim como alguns nomes, estabelecem uma relação em si e seus complementos, fenômeno nomeado de regência verbal/nominal. Tendo em vista os estudos acerca deste tema, analise os textos e as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:

Texto 1:
[...] em virtude de uma variação significativa de alguns verbos, eles podem admitir mais de uma regência
Texto 2:
A ação demarcatória é, portanto, o ato governamental de reconhecimento, visando a precisar a real extensão da posse indígena a fim de assegurar a proteção dos limites demarcados e permitir o encaminhamento da questão fundiária nacional.
[...]
Acesso, neste caso, é a facilidade de obter recursos, serviços (saúde, educação) e informação em um território, visando boas condições de trabalho, alimentação, equilíbrio espiritual, harmonia entre os membros do território e boa condição de saúde.

I. O texto 2 exemplifica bem a afirmação do texto 1, uma vez que o verbo “visar” apresenta sentidos diferentes em cada um dos enunciados, fazendo que suas regências sejam também distintas.
II. Em ambos os casos, o verbo “visar” apresenta o mesmo sentido, ou seja, de “pretender algo”, sendo, assim, transitivo direto.
III. No primeiro caso, o verbo “visar” é transitivo indireto, por isso é seguido de preposição, no entanto, no segundo, funciona como transitivo direto, sendo desnecessária a preposição.
IV. Tendo em vista que o sentido do verbo “visar” é o mesmo nos dois casos, ou seja, “pretender”, há um erro de regência em “visando boas condições”.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativa 1:
V, F, V, F.

Alternativa 2:
F, V, F, V.

Alternativa 3:
V, F, F, F.

Alternativa 4:
F, F, V, F.

Alternativa 5:
F, F, F, V.

Respostas

respondido por: jalves26
15

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativa 5:  F, F, F, V.

No texto II, o verbo "visar" apresenta o mesmo sentido nas duas ocorrência.

O sentido é de pretender algo. Logo, é um verbo transitivo indireto nos dois casos.

Na primeira ocorrência, a regência está correta, pois o seu complemento é introduzido pela preposição "a" ("visando a precisar").

Na segunda ocorrência, a regência está errada, pois o seu complemento não é introduzido por preposição ("visando boas condições de trabalho").


ellya128: Página 120 do livro Língua Portuguesa III da unicessumar.
lianatobiasov42j7: Acredito q tenhas razao. Obrigada
Perguntas similares