Respostas
Resposta:
1) O aumento populacional, o avanço da agricultura, o início de vendas e trocas tiveram grande papel na formação da sociedade.
2) As primeiras comunidades estabelecidas eram contituidas de poucas famílias extensas, conhecidas como famílias clãnicas. a Reunião de diferentes clã formavam uma tribo, que se distribuía por várias aldeias.
3) Fatores como o surgimento de um excedente agrícola, diversificação das atividades econômicas, o aparecimento das propriedades privadas, levaram a criação do estado.
4) Os sumérios entre 3500 e 3100 a.C construíram cidades muradas de onde passaram a controlar as terras férteis e irrigadas das áreas vizinhas. Embora os sumérios falassem a mesma língua e tivessem tradições comuns, as cidades eram independentes, com organização, governo e leis próprias, razão da denominação cidade-estado.
5) A região era caracterizada pelo politeísmo os povos mesopotâmios não separavam a religião da vida cotidiana. Eles acreditavam em Deuses, mitos é heróis.
6) Os sacerdotes obtinham seu poder por monopolizarem os cultos às divindades, segundo a religião mesopotâmica os deuses eram os "donos" do mundo e na impossibilidade de administralo, deixavam a tarefa aos sacerdotes.
7) No início o poder dos governantes emanava de sua autoridade religiosa. Com o passar do tempo os reis tornaram-se supremos comandantes militares e passaram a se apresentar como guerreiros capazes de realizar grandes conquistas e proteger e aumentar a sua cidades.
8) Inicialmente a escrita era um sistema de contabilidade, o sistema foi ganhando sinais que em vez de representar objeto ou seres, eram representados fonéticas. Por volta de 2800 a.C o sistema já estava bastante desenvolvido com mais de mil sinais diferentes.
9) Constituído de tropas de arqueiros e lanceiros, carros de combate e cavalaria. Esse poder permitiu aos assírios criar um dos maiores impérios da mesopotâmia.
10) O crescimento das aldeias deu origem as primeiras cidades. As cidades não era apenas aldeias maiores, possuíam uma estrutura mais desenvolvida e autoridade para administrar a vida social.