O regime de não proliferação nuclear é composto por um conjunto de tratados e arranjos que visam evitar a proliferação de armas nucleares. O Tratado de Não Proliferação Nuclear de 1968 é o pilar desse conjunto normativo e institucional. Quais são suas principais características?A)A ênfase no desarmamento e um sistema de monitoramento robusto.B)A preocupação com a não proliferação de tecnologia nuclear de uma forma geral e o tratamento diferenciado de tecnologia para uso médico.C)O tratamento da soberania de todos os Estados de forma equãnime e a ênfase no controle de armamentos.D)O tratamento discriminatório dos países e a associação entre não proliferação no presente e desarmamento no futuro.E)Ser um claro enraizamento na cultura internacional do século XX, que inclui a ideia de igualdade entre os Estados soberanos.
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
É correta a alternativa D, tendo o Acordo de 1968 buscado limitar quais países poderiam desenvolver as tecnologias de enriquecimento de urânio, por exemplo, que permitiram a produção de armas nucleares.
Além disto, ele partia do pressuposto de que os países que haviam assinado o acordo, que foi "patrocinado" tanto por estadunidenses quanto por soviéticos, desarmariam as suas ogivas ativas, não construiriam novas, não disseminariam a tecnologia para seus aliados e, no futuro, se livrariam de todas as suas armas nucleares.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás