O jeito de pensar a cidade mudou muito ao longo dos séculos. Hoje, urbanistas, arquitetos, sociólogos, e outros profissionais procuram encontrar soluções para o problema dá desigualdade social nas cidades. É comum falarmos sobre o " direito a cidade", por exemplo. Explique em que consiste oh " direito a cidade", segundo o texto abaixo, e pensem em uma ação que possa garantir esse direito aos habitantes da cidade é que vocês vivem o direito a cidade tem a ver com a possibilidade de todos os cidadãos moradores de um entorno Urbano terem acesso a bens e serviços de qualidade, oportunidades, espaço públicos, ao mínimo é necessário para ter uma qualidade de vida apropriada.
Respostas
O chamado direito à cidade é basicamente a prerrogativa de que todos os indivíduos, independentemente de classes sociais ou renda, deveriam ter uma infraestrutura de qualidade, acesso o amplo transporte público e boas condições de vida.
O direito à cidade também consiste em ter acesso a todos os espaços de forma democrática, de modo que os indivíduos não sejam segregados em função da marginalização de certas localidades, por exemplo. Consiste no aproveitamento dos benefícios que uma cidade pode trazer.
Abraços!
Resposta:
A divisão da ocupação das cidades funciona de acordo com seu poder aquisitivo, que é resultado pela extrema desigualdade social, fazendo com que barreiras invisíveis sejam criadas e pessoas com situação financeiras diferentes não frequentem os mesmos espaços urbanos.