Descrevo a ética, é o humano, enquanto humano. Penso que a ética não é uma invenção da raça branca, da humanidade que leu os autores gregos nas escolas e que seguiu certa evolução. O único valor absoluto é a possibilidade humana de dar, em relação a si, prioridade ao outro. Não creio que haja uma humanidade que possa recusar este ideal, mesmo que se deva declará-lo ideal de santidade. Não digo que o homem é um santo, digo que é aquele que compreendeu que a santidade era incontestável. É o começo da filosofia, é o racional, é o inteligível.Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir.I.O humano está além da inteligibilidade fundada no fogos.II.A pessoalidade do humano é algo único, inscrevendo-se no universo do ser e na generalidade de uma espécie.III.Os pilares da fundação grega da ética inauguraram uma tradição de pensamento voltada para "o humano enquanto humano".IV.A prioridade dada ao outro marca um horizonte de inteligibilidade do homem constituído fundamentalmente pela ética.É correto apenas o que se afirma em@‘ I e II. O I e IV O II e III.O I, III e IV.O II, III e IV
#ENADE
Respostas
Emmanuel Levinas é um dos principais filósofos do último século, tendo desenvolvido um pensamento denominado filosofia da alteridade, recebendo influência de Heidegger e Nietzsche, além de outros vários pensadores.
I. O humano está além da inteligibilidade fundada no logos.
Correto. Se partimos da defesa feita por Levinas, entendemos que não há apenas inteligibilidade, senão alteridade nas relações humanas, e são estas que trazem o verdadeiro sentido ético à vida.
II. A pessoalidade do humano é algo único, inscrevendo-se no universo do ser e na generalidade de uma espécie.
Falso. Do que afirma Levinas não se pode afirmar que a pessoalidade inscreve-se na generalidade da espécie, senão no reconhecimento do outro.
III. Os pilares da fundação grega da ética inauguraram uma tradição de pensamento voltada para "o humano enquanto humano".
Falso. Levinas critica uma visão que limita aos gregos os princípios éticos predominantes, entendendo que é do próprio humano o caráter ético, que emerge no reconhecimento do outro.
IV. A prioridade dada ao outro marca um horizonte de inteligibilidade do homem constituído fundamentalmente pela ética.
Correto. Conforme argumentamos anteriormente, em Levinas o horizonte de inteligibilidade do homem está direcionado ao outro, à prioridade dada ao outro.
Correta, portanto:
B) I e IV