Só reconhecerei um sistema como empírico ou científico se ele for passível de comprovação pela experiência. Essas considerações sugerem que deve ser tomado como critério de demarcação não a verificabilidade, mas a falseabilidade de um sistema. Em outras palavras, não exigirei que um sistema científico seja susceptível de ser dado como válido, de uma vez por todas, em senfido positivo; exigirei, porém, que sua forma lógica seja tal que se torne possível validá-lo através de recursos a provas empíricas, em sentido negativo: deve ser possível refutar, pela experiência, um sistema científico empírico.Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.I.O critério da falseabilidadepermite a validação de um conhecimento cientifico.II.Uma teoria mantém-se válida até que seja possível refutá-la.III.Popper propõe o verificacionismo como etapa do desenvolvimento científico.IV.As teorias científicas, desde que comprovadas empiricamente, mantêm a condição de verdade absoluta.É correto apenas o que se afirma em@‘ I e II.O I e IV.O II e III.O I, III e IV.O II, III e IV.
#ENADE
Respostas
respondido por:
7
O II, III e IV.
O texto aborda a questão do verificacionismo como etapa fundamental do método científico, no sentido de atuar como um elemento construtor do processo de conhecimento, visto que é capaz de identificar a possibilidade de novas descobertas.
Com isso, mesmo algumas teorias sendo identificadas como "verdades absolutas", podem ser passíveis de serem refutadas por novas descobertas, o que permite o avanço cada vez maior da Ciência.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás