O pioneirismo ingles na revolucao industrial ocorreu por meio de uma conjunção de fatores políticos, econômicos e sociais. Explique esse processo utilizando os itens do banco de palavras a seguir:
Matéria prima, fonte de energia, cercamentos, mão de obra, marinha, monarquia parlamentar e constitucional
Respostas
Resposta:
Explicação:
Olá, tudo bem?
Para se ter com sucesso uma revolução industrial é preciso leis, matéria prima, energia, mercado consumidor e mão de obra.
A política do cercamento passou a fazer das terras coletivas da Inglaterra, terras de uso individual, expulsando os camponeses, neste estertor do feudalismo, para as cidades.
A Inglaterra tinha - e tem - uma abundância em carvão em suas minas e a máquina a vapor foi construída para funcionar com carvão.
A marinha inglesa é uma das maiores e melhores do mundo e, à época da revolução industrial, era a melhor e maior, garantindo a ida e vinda de produtos manufaturados e matéria prima.
O parlamento viu na revolução industrial uma forma de combater uma possível revolta social dos antigos membros dos cercamentos, pois a revolução precisaria de muita mão de obra e isso não faltava.
Por isso, por este contexto, é que foi possível a revolução industrial ter sucesso na Inglaterra.
Sucesso nos estudos!!!
O pioneirismo inglês na revolução industrial deu-se em função dos incentivos comerciais promovidos desde a Revolução Puritana, a expansão do comércio marítimo, e internacional inglês e sua grande marinha, bem como a ascensão da burguesia e os investimentos na manufatura.
A matéria-prima para o setor têxtil era o algodão importado, sendo que quando surgiu o motor a vapor, o carvão mineral tornou-se a fonte de energia das máquinas. A Inglaterra passou de monarquia parlamentar e constitucional em 1688. Com os cercamentos, havia muita mão de obra disponível nas cidades.