Sobre a Matriz BCG (conforme a figura 1) nota-se que a matriz tem duas dimensões: taxa de crescimento de mercado e participação relativa de mercado (que é a participação da empresa em relação à participação de seu maior concorrente). Essas dimensões são avaliadas como altas ou baixas, e essa combinação gera os quadrantes de avaliação do portfólio da empresa, criando uma ideia clara do posicionamento do produto em seu ciclo de vida. Essa matriz auxilia na decisão de fortalecer ou não os investimentos em cada um dos produtos do seu portfólio.

Os produtos devem ser posicionados na matriz e classificados de acordo com cada quadrante.



Sendo assim, assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso, no que se diz respeitos aos quadrantes e suas respectivas funções.



( ) O quadrante questionamento: também conhecido como “ponto de interrogação” ou “criança-problemática”, tem uma situação delicada quanto ao retorno sobre o investimento. Produtos nesse quadrante precisam receber investimentos para aumentarem sua participação em mercado promissor e crescente e, nesse caso, tornarem-se um produto “abacaxi”. Por outro lado, caso a decisão seja a de não investir no produto para mudar sua participação de mercado, o tempo de ciclo do mercado poderá expirar e o produto terá absorvido um grande investimento, tornando-se um produto “estrela”.



( ) O quadrante estrela: os produtos “estrela” são referências no mercado, têm uma alta participação em um mercado promissor e crescente. São lucrativos, embora exijam grandes investimentos e com taxas de crescimento potencialmente elevadas. A melhor decisão estratégica é garantir os investimentos para que o produto não perca sua participação no mercado, pois, quando a potencialidade de crescimento do mercado perder sua força com o tempo, ele pode se tornar uma “vaca leiteira”.



( ) O quadrante vaca leiteira: nesse quadrante, estão os produtos mais lucrativos da empresa. Com o baixo crescimento do mercado, esses produtos não exigem grandes investimentos e já detêm uma alta taxa de participação no mercado. Geralmente, são esses produtos que sustentam o desempenho atual da organização.



( ) O quadrante abacaxi: também conhecido como “cão”, “vira-lata” ou “animal de estimação”, deve ser evitado e minimizado nas empresas. São produtos que não são lucrativos, pois têm baixa participação no mercado, e não têm expectativa de crescimento. Quando não houver mais rentabilidade, a melhor decisão estratégica será abandonar o produto.


Escolha uma:
a. F, V, V, V
b. V, V, V, F
c. F, V, V, F
d. V, F, V, V
e. V, V, V, V

Respostas

respondido por: Danas
16

A alternativa A) F, V, V e V

O ponto de interrogação são produtos novos, geralmente não se tem informações sobre eles, e eles podem vi a se tornar uma estrela, caso seja bem aceitos pelo mercado e empresa consiga realizar investimentos nele, ou virar um abacaxi, caso o mercado não absorva.

Os abaxis são os produtos que não geram lucro, na realidade podem até gerar prejuízos.

As estrelas são produtos relativamente novos no mercado, geram muito lucro, crescem muito rápido, mas também existem muitos investimentos.

Já as vacas leiteiras são vistas como "carros chefes" da empresa, trazem muito lucro e não precisa de muitos investimentos.

Espero ter ajudado!

respondido por: josianecris07
5

Resposta:fvvv

Explicação:

Perguntas similares