Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviéfica não formam um período homogêneo na história do mundo. A história desse período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS: o constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial na chamada Guerra Fria.Considerando o fragmento acima, que se refere ao período da Guerra Fria, avalie as afirmações a seguir.I.A configuração do cenário internacional apresentava o mundo dividido entre as duas superpotências, com exceção da Africa, cuja situação de pobreza a tornava uma região sem importância em termos geoestratégicos.II.O domínio soviéfico sobre o leste europeu e a separação desta região do resto da Europa ficaram conhecidos como "Cortina de Ferro", caracterizando um modelo socialista, de economia planificada e representação polífica unipartidária.III.Diversos movimentos políficos na América Labna sofreram influência de uma política ligada aos ideais norte-americanos, que buscava impedir a ascensão do comunismo em países lafino-americanos como, por exemplo, o Brasil.É correto o que se afirma em@ I, apenas. O III, apenas.@ I e II, apenas.O llelll,apena.
#ENADE
Respostas
respondido por:
6
A alternativa correta é a D – As assertivas II e III estão corretas.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, temos uma nova ordem mundial de poder instaurada, caracterizada pela bipolaridade entre Estados Unidos, capitalista, e União Soviética, comunista. Todos os territórios passaram a ser ferrenhamente disputados.
O domínio soviético no leste Europeu ficou conhecido como Cortina de Ferro, pois era relativamente impenetrável. Enquanto isso, na América, os EUA influenciaram uma série de regimes ditatoriais para impedir o avanço dos soviéticos no continente.
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás