As tecnologias da informação e comunicação(TIC) amparam o desenvolvimento institucional,influenciam a vida social e, quando bem usadas,promovem crescimento e desenvolvimento dasociedade. A aquisição de uma infraestrutura deTIC que sirva de base para a criação dos serviçosde governo eletrônico é pré-requisito para ofornecimento de melhores serviços à sociedade,a custos mais baixos. Assim, na implantaçãode novas tecnologias, o gestor deve garanfir ainteroperabilidade, caracterísfica que se refere àcapacidade de diversos sistemas e organizaçõestrabalharem em conjunto.A partir dessas informações, conclui-se que paradar o suporte às instituições públicas e à troca deinformações entre os diversos órgãos do governo, épreciso consideraro endereço eletrônico (e-mail) dos usuáriosdo sistema, para que o destinatário de umamensagem enviada por meio da rede possa seridentificado e localizado de maneira rápida, únicae segura.os sistemas legados, a diversidade deplataformas de hardware e sofiware instaladase a multiplicidade de produtos e componentesutilizados nos órgãos.0 as comunicações administrativas como parteessencial do processo de decisão organizacional.O• a rapidez das informações entre os espaçospúblicos e seus stakeholders.0 a publicidade das informações com rapidez elicitude.
#ENADE
Respostas
Para uma maior eficiência da relação entre tecnologia e ambiente de trabalho público, é preciso que se tenha em mente algumas questões:
a. o endereço eletrônico (e-mail) dos usuários do sistema, para que o destinatário de uma mensagem enviada por meio da rede possa ser identificado e localizado de maneira rápida, única e segura
Falso. O email não é o único caminho para o contato e a relação entre instituições percentes ao governo. Esta medida é apenas uma, bastante específica.
b. os sistemas legados, a diversidade de plataformas de hardware e software instaladas e a multiplicidade de produtos e componentes utilizados nos órgãos.
Correto. Uma análise panorâmica da organização sistêmica das relações entre os diferentes setores do governo permite uma melhor relação entre tecnologia e trabalho burocrático.
c. as comunicações administrativas como parte essencial do processo de decisão organizacional.
Falso. As comunicações administrativas não são parte essencial do processo de decisão organizacional, já que remtem a um leque muito mais amplo do processo organizacional.
d. a rapidez das informações entre os espaços públicos e seus stakeholders.
Falso. Esta assertiva não expande os conceitos necessários, nem faz referência à qualidade das transmissões por exemplo, mantendo-se presa à perspectiva de velocidade.
e. a publicidade das informações com rapidez e licitude.
Falso. A publicidade não é um dos alvos principais da comunicação entre instituições ou mesmo intra-instituições, no âmbito da administração pública.