amigos vcs poderiam me ajudar? preciso saber a etnia dos seguintes povos; atikum,aweti,juruna, mawe,munduruku( brasil) vikings e celtas(europa) bantos e berbere( africa) aborigenese maoris ( oceania) preciso saber da etnia de cada um deles.( individualmente)POR FAVOR SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR EU AGRADEÇO MUITO
Respostas
Resposta:
Os aticuns-umãs são um povo indígena brasileiro. A reserva Atikum, com uma área de 15.276 hectares e uma população de 7.924 índios, está localizada na Serra do Umã, no município de Carnaubeira da Penha, em Pernambuco. A presença dos indígenas na Serra do Umã data provavelmente do século XIX.
Distribuição geográfica no Brasil: Pernambuco, Bahia
População brasileira: 7.929 (2012)
Idiomas falados: Língua portuguesa
Os Auetis são um povo indígena brasileiro. Localizado no Parque Nacional do Xingu, no ano de 1990 sua população estimada era de 80 pessoas. Em 2002, tal grupo contava com 138 indivíduos. Falam uma língua da família Tupi-Guarani.
Distribuição geográfica no Brasil: Mato Grosso
População brasileira: 195 (2011)
Família linguística: Aweti
Idiomas falados: Língua portuguesa
Os Jurunas são um grupo de índios que se localizam no estado brasileiro do Mato Grosso, mais precisamente no norte do Parque Indígena do Xingu, bem como junto ao baixo rio Xingu, no Pará, na Terra Indígena Paquiçamba e Área Indígena do Km 17. Sua língua é a única representante viva da família Juruna, do tronco Tupi.
Distribuição geográfica no Brasil: Mato Grosso
População brasileira: 348 (2010)
Família linguística: Juruna
Idiomas falados: Língua portuguesa, Língua juruna
Etnia: Guaranis
Maués ou mawés é o nome de uma etnia indígena, também conhecida por sateré-maué, sateré-mawé, maooz, mabué, mangués, manguês, jaquezes, maguases, mahués, magnués, mauris, maraguá, mahué e magueses. Falam a língua sateré-mawé, integrante única da família linguística de mesmo nome, pertencente ao tronco tupi.
EUROPA
Viking (do nórdico antigo víkingr) ou, em português víquingue ou viquingue, é um termo habitualmente usado para se referir aos exploradores, guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos (escandinavos) que invadiram, exploraram e colonizaram grandes áreas da Europa e das ilhas do Atlântico Norte a partir do final do século VIII até ao século XI.
Celta é a designação dada a um conjunto de povos organizados em múltiplas tribos. Eles também eram pertencentes à família linguística indo-europeia que se espalhou pela maior parte do Oeste da Europa a partir do segundo milênio a.C.
ÁFRICA
Os bantus constituem um grupo etnolinguístico localizado principalmente na África subsariana e que engloba cerca de 400 subgrupos étnicos diferentes. A unidade desse grupo, contudo, aparece de maneira mais clara no âmbito linguístico, uma vez que essas centenas de grupos e subgrupos têm, como língua materna, uma língua da família bantu.
Os berberes são povos que vivem na região norte da África, principalmente no atual Marrocos e Argélia (áreas compostas pelo deserto do Saara). Falam a língua berbere de origem afro-asiática. São considerados os povos mais antigos do continente africano. A grande maioria dos berberes segue a religião muçulmana.
OCEANIA
Os aborígenes australianos são os habitantes originais do continente australiano e de suas ilhas próximas. Dados recentes indicam que os australianos nativos são, provavelmente, descendentes dos primeiros humanos modernos a migrar para fora da África.
Os maoris[6] ou maores[6] são o povo nativo da Nova Zelândia.
População total
aprox. 885 000 (2016)
Regiões com população significativa
Nova Zelândia: 723 400
Austrália: 142 107 (descendentes)
Reino Unido: aprox. 8.000
Estados Unidos: aprox. 3.500
Canadá: 1.305
Línguas
Maori, inglês
Religiões
Religião maori, cristianismo
Grupos étnicos relacionados
Povos polinésios.