Respostas
Resposta:
A contrarreforma foi o movimento contrário a reforma protestante ocorrida na Europa.
Isso porque a reforma protestante se deu tendo em vista a necessidade de reformular a forma de atuação da igreja católica.
Ela foi proposta por Martinho Lutero e outros reformadores, que faziam parte da igreja católica.
No entanto, como uma forma de tentar manter o poder ideológico na Europa, a igreja católica se lançou no movimento de contrarreforma que se deu em vários âmbitos.
Por isso, o movimento de Reforma e Contrarreforma gerou uma série de conflitos armados e massacres por toda a Europa, agravados a partir do momento em que a Igreja Católica resolveu perseguir os reformistas.
Para resumir as medidas da Contrarreforma Católica ao longo do século XVI, podemos destacar:
- Criação dos jesuítas, considerados os “soldados da Igreja”: tinham a função de arrebanhar novos fiéis ao redor do mundo, como forma de compensar a perda de influência na Europa;
- Concílio de Trento (1545 a 1563): reafirmação dos dogmas católicos, contra todos os movimentos reformistas;
- Restauração da Inquisição: um tribunal permanente para julgamento dos reformistas.
Espero ter ajudado.
A contra reforma foi um movimento liderado pela Igreja Católica que se contrapunha a Reforma Protestante.
A contra reforma também é conhecida por reforma católica, sendo um movimento de reforma estrutural da Igreja Católica, que surge da necessidade de se oferecer respostas aos cidadãos comuns, a respeito das polêmicas levantadas por Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante.
Nesta época também ocorrem na Europa movimentos paralelos, tais como, humanistas e cientificistas, que também tecem críticas à igreja, colocando sua credibilidade em jogo, fazendo com que a igreja precise se pronunciar de algum modo.
O que se viu, no entanto, foi uma perseguição empreendida pela Igreja aos seus opositores, violências e falta de clareza quanto as soluções requisitadas.
Fique por dentro do assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/1981862
Bons estudos!