Falar, com propriedade, de uma cozinha italiana é algo, no mínimo, complicado, pois as diferentes regiõesda Itália mantêm tradições culinárias extremamente diversas.Considerando essas informações e a cozinha típica de cada região da Itália, avalie as afirmações a seguir.I. A região norte é a mais próspera e industrializada do país, e em seu cardápio prevalecem a carne devaca, a manteiga, a massa fresca, o arroz e a polenta.II. Na cozinha da região central, que é muito semelhante à cozinha do norte do país, predomina oconsumo de gordura de porco e de manteiga como base, e seu cardápio inclui a pizza como pratoclássico regional.III. Na região sul, considerada menos desenvolvida, o cardápio típico registra um consumo maior decarnes de ovinos e caprinos, porcos, pescados e frutos do mar, além de excelentes produtos agrícolas,como a berinjela, o tomate e a abobrinha.IV. As regiões banhadas pelo mar mediterrâneo têm o azeite de oliva como principal fonte de lipídios emseus pratos, o trigo como base para pães e massas, além de frutas e hortaliças de excelente qualidade.V. As ilhas italianas foram vulneráveis às invasões de diversos povos, que influenciaram a alimentaçãolocal, haja vista o consumo do arroz, que prevalece ao do trigo, e dá aos pratos de risotos o destaque
#ENADE
Respostas
respondido por:
2
As afirmativas corretas são I, III e IV.
A Itália e o Brasil apresentam regiões bastante diversas, de forma que a gastronomia dos dois países possuem diversas peculiaridades. Ao norte da Itália temos a região mais rica do país, que é bastante montanhosa e caracteriza-se por grande destaque da agricultura e da produção de vinhos.
Já a região Sul apresenta um conceito tradicional da alimentação e da valorização da sazonalidade, com produtos da terra e produtores locais.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás