e no período Pré-Socrático a preocupação era com a formação do cidadão grego pautado em valores que assemelhavam o cidadão aos deuses e aos heróis dos poemas homéricos, posteriormente o cidadão passou a ser formado tendo as virtudes como a finalidade do conhecimento, do homem racional. Esta mudança no viés de formação do cidadão grego aconteceu:
Escolha uma:
a. devido ao enfraquecimento das religiões politeístas e de seus deuses vai se fortalecer uma sociedade monoteísta com base em uma só religião e em um único Deus, sendo assim, se fez necessário formar o cidadão para desempenhar funções religiosas junto aos fiéis e convencê-los da existência de um único Deus.
b. devido a mudança política da pólis, que com a ascensão da democracia em Atenas, o homem era convidado a ir a público debater os rumos políticos da pólis.
c. devido a polís criar a escola para educar seus filhos, essa buscou inovar a educação, criando a Pedagogia que é a ciência da educação para planejar métodos racionais de educação para os futuros cidadãos gregos.
d. devido a sociedade grega se tornar centro comercial próspero junto ao Mediterrâneo, o que impulsionou a formação de um novo tipo de cidadão, um cidadão que soubesse ter sucesso nas transações comerciai
Respostas
A mudança na formação do cidadão grego após o período pré-socrático aconteceu:
b. devido a mudança política da pólis, que com a ascensão da democracia em Atenas, o homem era convidado a ir a público debater os rumos políticos da pólis.
A mudança na sociedade grega e na formação do cidadão ocorre com a estabilidade e consolidação das cidades-estados. Há o enriquecimento através do comércio e surge uma classe mercantil politicamente influente.
Começam a se introduzir as primeiras regras democráticas, quando coexistem diferentes interesses e as decisões são tomadas em assembleias. É preciso saber falar bem, persuadir, convencer, argumentar e justificar as diferentes propostas. É o momento de passagem da tirania para a democracia.
A Filosofia passa a investigar as questões humanas. É o período de Sócrates, cujo pensamento rompe com a temática central da realidade natural dos filósofos anteriores e passa a investigar as questões éticas e políticas.
Bons estudos!