A humanização, tal como nos indica a PNH, efetiva-se nas práticas em saúde a partir delas, ou seja, das formas como agimos no cotidiano dos serviços. Está voltada para homens e mulheres comuns que compõem o SUS, em suas experiências, com os trabalhadores e usuários que habitam e produzem o dia-a-dia dos serviços de saúde. É no encontro entre estes sujeitos concretos, situados, que a política de humanização se constrói.
SANTOS FILHO, S. B.; BARROS, M. E. B.; GOMES, R. S. A Política Nacional de Humanização como política que se faz no processo de trabalho em saúde. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 13, supl. 1, p. 603-13, 2009.
Neste sentido, a humanização tem conquistado um espaço na área da saúde e tem sido considerada como um dos caminhos para transformações no Sistema Único de Saúde (SUS), visando melhorar a qualidade assistencial e os processos de trabalho e gestão. Considerando as informações anteriores e sobre o tema desafios para a humanização nos serviços da saúde, avalie as afirmações a seguir.
I. A humanização visa romper com a fragmentação do cuidado, do trabalho e da rede de assistência à saúde.
II. As redes de atenção à saúde são formadas por critérios que, ao se conectarem de forma direta, proporcionam alocação das políticas de saúde.
III. A operacionalização da humanização no SUS possui desafios, como o de desconstruir os processos hierárquicos para, então, se trabalhar em redes.
É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
3
Resposta: Alternativa 3
I e III
Explicação:
Pag. 163
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás