• Matéria: ENEM
  • Autor: IsabellaAbreu2776
  • Perguntado 7 anos atrás

No sistema Alto Rio Paraná predominam espécies de peixes de pequeno porte, que habitamrestritamente riachos e cabeceiras. Entre as espécies do local, cerca de 25% não são nativas. Asprincipais causas dessa ocorrência são a construção de barragens/reservatórios, que permite adispersão de muitas espécies alóctones, e o escape de várias espécies exótJcas de pisciculturas, talcomo Coptodon rendalli (filápia). Essas espécies introduzidas podem, eventualmente, apresentardominância, o que resulta em um decréscimo no número de espécies nafivas como bagrinhos,cascudos e lambaris. Desse modo, pode-se dizer que as espécies alóctones são responsáveis pelodesequilíbrio desse ecossistema aquático e da biota do entorno.A figura a seguir ilustra a interação ecológica de uma espécie nativa de lambari de riacho e outrasespécies de comunidades adjacentes. Nela, as setas indicam efeitos diretos entre populações dealgumas espécies.Considerando as interações ecológicas apresentadas, avalie as afirmações a seguir.I. A introdução de peixes exóticos competidores tróficos do lambari terá efeito indireto negativona abundância de abelhas, o que acarretará efeito indireto negativo para as plantasfrufiferas do entorno do riacho.II. A introdução de peixes exóticos predadores do lambari terá efeito direto positivo naabundância das larvas de libélulas, o que acarretará efeito indireto positivo na densidade deabelhas.III. A extinção do lambari, devido à introdução de predadores exóticos, terá efeito indiretonegativo sobre o sucesso reprodufivo das plantas frutiferas do entorno do riacho.É correto o que se afirma em@ \, apenas.O III, apenas.@ I e II, apenas.

#ENADE

Anexos:

Respostas

respondido por: guilhermesilvar
8

A resposta correta é a letra B, que aponta que III. A extinção do lambari, devido à introdução de predadores exóticos, terá efeito indireto negativo sobre o sucesso reprodutivo das plantas frutíferas do entorno do riacho.

Caso haja essa introdução de predadores exóticos, sem o peixe que faz o controle das libélulas que por sua fez terá uma grande quantidade de indivíduos que se alimentará das abelhas e assim no local onde isso aconteça não terá a polinização das plantas.

A introdução de especies exóticas são responsáveis por se ter um desequilíbrio muito grande, tendo em vista que seus predadores que fazem o controle que possibilita a diminuição da população que sem esse controle tem a sua sobreposição das especies nativas.

Perguntas similares