Um eletroímã pode ser construído enrolando-seum do de cobre esmaltado ao redor de um cilindrode ferro, conforme a figura a seguir.As extremidades do do de cobre, devidamenteraspadas, são ligadas uma em cada polo de umaassociação de pilhas em série. Clipes espalhadossobre uma superfície são atraídos pelodispositivo, que se comporta analogamente a umímã. A intensidade do campo magnético geradopelo dispositivo pode variar pela substituiçãodo cilindro de ferro por outros materiais dediferentes permeabilidades magnéficas, como ocobre (material diamagnético).A partir das informações do texto, avalie asafirmações a seguir.II.Se as pilhas estiverem ligadas em paralelo,então a intensidade do campo magnéficoproduzido pelo eletroímã será maior doque se esfiverem associadas em série.III.Se o número de voltas (espiras) de fio decobre for duplicado e o distanciamentoentre as espiras também for duplicado,sem se sobreporem, então o campomagnéfico resultante permaneceráinalterado.Se o cilindro for de cobre, seus domíniosmagnéticos serão alinhados em oposiçãoao campo magnético produzido nodispositivo, resultando em um campomagnético de maior intensidade.É correto o que se afirma em@ I, apenas.O II, apenas.O I e III, apenas.fg II e III, apenas.O I, II e III.
#ENADE
Anexos:
Respostas
respondido por:
0
A resposta correta é a alternativa II) II, apenas.
Os campos magnéticos, geralmente, são construídos para que cerquem os materiais que compõem as correntes elétricas e com isso eles tendem a ser detectados pela força que exercem sobre os materiais considerados magnéticos ou que proponham cargas elétricas que estão em movimento.
Com isso, o campo magnético em qualquer lugar possui tanto uma magnitude quanto uma direção com isso ele se torna um campo de origem vetorial.
À luz é algo que possui uma intensa relatividade especial sobre os campos elétricos e também sobre o campo magnético, pois estes estão relacionado a um mesmo objeto.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás