• Matéria: ENEM
  • Autor: marcelyzaupa9704
  • Perguntado 6 anos atrás

Da vida de cada povo nasce uma geografia. Os alunos e alunas indígenas,como todos os outros, trazem para a escola seus conhecimentosgeográficos. Esse conhecimento deve ser o ponto de partida e de chegadada Geografia na escola. No caminho, há o diálogo entre o conhecimentogeográfico do aluno e a Geografia escolar não indígena. A Geografia deve sertambém um instrumento para o índio compreender melhor o mundo do nãoíndio e poder dialogar com ele, descobrindo que não existe só uma "geografiado branco", mas várias, dependendo de quem é esse branco, onde ele vive,como vive.Acerca do ensino-aprendizado da Geografia e dos espaços de diversidadeétnico-racial, avalie as afirmações a seguir.I. Os processos educativos de Geografia em configurações dediversidade étnico-racial podem potencializar resistências políficas elutas por direitos territoriais.II. O ensino de Geografia possibilita uma série de interações econstruções no espaço escolar, que devem ser organizadas com basenas dinâmicas culturais e na autonomia de cada povo e cultura.III. As bases fundamentais da ciência geográfica moderna devem estarsobrepostas aos demais aspectos que compõem o cotidiano de gruposem configurações de diversidade étnico-racial, para que os estudantestenham capacidade de compreender o mundo e a realidade em quevivem.É correto o que se afirma em@ I, apenas.O III, apenas.O I e II,

#ENADE

Respostas

respondido por: viniciusrm19
3

II, apenas.

O ensino atual de Geografia deve ser capaz de promover o entendimento e conscientização sobre todos os tipos de diversidade, sobretudo a étnico-racial, de forma a considerar dinâmicas culturais e na autonomia de cada povo e cultura.

Diante disso, é papel do educador promover esta conscientização, para que os alunos sejam capazes de interpretar cada realidade, principalmente afastando-se de possíveis pré-conceitos e discriminações.

Perguntas similares