As mudanças em questão não representam uma opção; elas são decorrentes das transformações socioeconômicas que colocam a escola em uma bifurcação - há dois caminhos: um significa permanecer como está, ou seja, um lugar chato, cheio de imposições, no qual crianças e jovens estudam por obrigação; o outro representa a caminhada no sentido de um espaço no qual as pessoas sejam "felizes" por participarem ativamente do processo de construção do conhecimento (SALAZAR apud ACÚRCIO, 2004, p. 72). Logo, pode-se afirmar que, nessa nova escola, o saber será constituído por meio:
a)
do exercício da repetição e memorização.
b)
do cumprimento de metas individuais de ensino.
c)
de políticas assistencialistas.
d)
da intervenção do Estado no ensino.
e)
de competências e de habilidades requeridas pela vida no século XXI.
Respostas
Logo, pode-se afirmar que, nessa nova escola, o saber será constituído por meio: de competências e de habilidades requeridas pela vida no século XXI. (Alternativa E)
Pois, o saber está cada vez mais interligado com o desenvolvimento da sociedade, o que faz que a escola além de gerar conhecimento, tenha que gerar melhores cidadães para sociedade.
De forma o saber é construído por meio de contribuições de competências e de habilidades requeridas pela vida no século XXI.
Bons estudos!
Resposta:
e)
de competências e de habilidades requeridas pela vida no século XXI.
Explicação:
Nessa escola, o saber terá função validada socialmente, pois tudo é constituído de competências e de habilidades requeridas pela vida no século XXI." (SALAZAR apud ACÚRCIO, 2004, p. 72).