Analise a seguinte genealogia de uma doença: Foi levantada a hipótese de que a doença possui padrão de herança dominante ligada ao cromossomo X. O que levou a tal conclusão foi a (A) incidência da doença em mulheres e homens. (B) transmissão do alelo mutante apenas às filhas de um homem afetado. (C) presença de pessoas afetadas em todas as gerações. (D) transmissão do alelo mutante às filhas e aos filhos de uma mulher afetada. (E) presença de pelo menos um dos genitores afetados.
#FUVEST
Respostas
A alternativa (B) transmissão do alelo mutante apenas às filhas de um homem afetado.
De acordo com a genealogia apresentada, apenas às filhas de um homem afetado terá a doença, é uma doença associada ao cromossomo X, justamente por isso os homens jamais terão a doença,
O alelo mutante se intensifica nas mulheres por ser dominante em relação ao outro cromossomo X, que pode ser recessivo para a doença.
As doenças dominantes são extremamente perigosas pois elas são expressadas até mesmo em heterozigose.
Espero ter ajudado!
O que levou a conclusão de que: a transmissão do alelo mutante apenas às filhas de um homem afetado - letra b).
Vamos aos dados/resoluções:
A Genealogia acaba por ser um método de decifração que acaba colando em relevo os diferentes processos de instituição de um texto e dessa forma, tenta criar uma ênfase em transportar o conhecimento primeiro e que foi transformado em algo intemporal.
Logo, vemos que os homens possuem XY (X provindo de sua mãe e Y de seu pai), enquanto no gênero feminino acabam possuindo XX (Um para a mãe e o outro para o pai). Dessa forma, é perceptível que a doença está no X porque mulheres não possuem o genótipo que está sendo pedido.
PS: A doença detém de um padrão específico de herança que está ligada ao cromossomo X.
Para saber mais sobre:
https://brainly.com.br/tarefa/5110451
espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)