"Texto LIXO"
(Luís Fernando Veríssimo)
Perguntas:
01) O título e o tema têm relação? Justifique sua resposta:
02) Que outro título você daria a esse texto?
03) O texto é praticamente formado, todo ele, por diálogo. Como foi possível chegar a essa conclusão?
04) Quem são as protagonistas? Por que tais personagens não têm nome? O que isso possibilita?
05) As personagens moravam no mesmo andar do prédio. Elas já se conheciam pessoalmente? Justifique com uma passagem do texto:
06) Como as personagens sabiam tanto uma da outra? Justifique com uma passagem do texto:
07) Enumere os objetos do lixo de cada personagem e explique os indícios dopadrão de comportamento do homem e da mulher na nossa sociedade:
08) Cada personagem possuída uma espécie de "muleta" para os momentos difíceis. Quais eram esses momentos e suas respectivas "muletas"?
09
Respostas
1. Sim, o título e o tema têm relação, visto que os personagens conversam e adquirem informações pessoais a partir do lixo um do outro.
2. O outro título que você daria a esse texto poderia ser "informações vindas do lixo", "um diálogo a partir do lixo", ou, "lixo nosso de cada dia".
3. Sim, o texto é praticamente formado, todo ele, por diálogo, o que percebemos pela conversa direta entre os personagens indicada pela pontuação.
4. Os protagonistas são dois vizinhos, um homem a uma mulher.
5. As personagens moravam no mesmo andar do prédio, porém elas não se conheciam pessoalmente, o que o trecho a seguir nos mostra: "Eu ainda não lhe conhecia pessoalmente...".
6, As personagens sabiam tanto uma da outra a partir do que observavam no lixo um do outro.
7. Os objetos do lixo do homem são: fotografia de ex-namorada, carta sobre falecimento do pai, embalagem de cigarros, etc. Da mulher são os lenços de papel, carta da mãe, restos de comida.
8. Sim, cada personagem possuía uma "muleta" para os momentos difíceis, o cigarro para o homem e os tranquilizantes para a mulher.
1) O título e o tema têm relação, visto que o tema do texto é o lixo e o título também é "Lixo". Dessa forma, nesse caso, o título é igual ao tema.
Dizemos que o título é a primeira parte de um texto. Deve, portanto, aparecer no início do texto. Precisa estar de acordo com o tema e com o que será desenvolvido.
Por outro lado, o tema é o assunto, isto é, o que está sendo tratado no texto. Na verdade, o tema é sobre o que o texto fala, quais ideias são trabalhadas nele.
O título é encontrado por meio de uma observação rápida. Já o assunto, ou seja, o tema, para ser compreendido, requer uma leitura do texto completo.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/27884067
2. Esta atividade é de produção criativa. Isso significa que cada aluno deve elaborar o seu próprio texto. Apesar disso, abaixo, colocarei alguns exemplos que podem te inspirar.
- O lixo e a vida;
- A vida no lixo;
- Lixo: um início;
- Os segredos no lixo;
- Uma conversa à beira da lixeira;
- Baseando-se no lixo.
É importante citar que, independentemente do título escolhido, você precisa se basear no texto. Tente ser criativo e despertar no leitor interesse e curiosidade pelo texto. Uma das funções de um título se relaciona a produzir interesse no leitor, a provocá-lo.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/29196951
3. Podemos afirmar que o texto é praticamente formado por diálogo. Isso é evidenciado pelos sinais de pontuação utilizados.
Percebemos o uso dos diálogos pelos dois-pontos e pelo travessão, que introduzem as falas das personagens. Isso evidencia o que chamamos de discurso direto.
Dizemos que o discurso é direto quando as falas são ditas pelas próprias personagens, isto é, são utilizadas exatamente as palavras das personagens . Nesse caso, é comum utilizar travessões, dois-pontos e, em alguns casos, aspas.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/42015329
4. Os protagonistas do texto são dois vizinhos, um homem a uma mulher. Eles não têm nome, pois, para a narrativa, nomeá-los não teria relevância. Isso possibilita que seja dada importância ao elemento central, que é o diálogo sobre o lixo, que ocorre quando cada morador vai jogar o seu lixo fora.
Chamamos de protagonistas os personagens principais da história. No texto em análise, são os personagens que participam do diálogo.
Em uma narrativa, os personagens que não são centrais são chamados de personagens secundários ou periféricos.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/6188422?
5. As personagens moravam no mesmo andar do prédio, mas não se conheciam pessoalmente. Isso é claramente afirmado no texto, conforme indica este fragmento: "Eu ainda não lhe conhecia pessoalmente...". Assim, apesar de saberem muito um sobre o outro, não tinham sido apresentados.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/4461173
6. As personagens sabiam uma da outra pelo lixo que bisbilhotavam.
Dessa maneira, apesar de nunca terem se visto, sabiam detalhes íntimos, como a profissão da mãe do outro, vícios e hábitos alimentares do vizinho e até mesmo sobre seus amores, por exemplo.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/25628025
7. Exemplos do que foi encontrado no lixo do homem: enlatados e embalagem de cigarros. Isso reforça o estereótipo de que cozinha não é local para homem e é mais dado a vícios.
Exemplos do que foi encontrado no lixo da mulher: lenços de papel e carta da mãe. Isso reforça a visão de que mulheres são sentimentais e mais emotivas.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/20529241
8. Cada personagem possuía uma "muleta" para os momentos difíceis. Podemos citar o cigarro, que o homem fumava e os tranquilizantes, utilizados pela mulher. Isso indica que cada um utilizava diferentes meios para tentar se esquecer dos problemas e aliviar suas tensões.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/3411534
BONS ESTUDOS!