Que critérios os pensadores do círculo de viena e Karl Popper propuseram para distinguir ciência e pseudociência
Respostas
Karl Popper propôs uma metodologia como critério para distinguir ciência e pseudociência, procurando evidenciar as características lógicas de um determinado sistema de enunciados para que se possa afirmar se ele é científico, ou seja, se ele é suscetível de conformar-se segundo um método que, por sua aplicação, estabelece cientificidade.
O método proposto por Popper chama-se hipotético dedutivo: dada uma teoria ainda não justificada, aspira-se a que ela possa ter suas conclusões deduzidas e confrontadas com a experiência empírica.
Se o teste for mal sucedido, então não há razões para rejeitar a teoria. Se for bem sucedido, então a teoria deve ser revisada, pois já temos uma razão para considerá-la falsa, uma vez que todo teste realizado é uma tentativa de refutar a teoria.
Por essa razão, o critério de demarcação popperiano é chamado de falsificacionismo, pois, segundo ele, um sistema de teorias é genuinamente cientifico se, e somente se, for empiricamente falsificável através da experiência.
Portanto, para que um determinado sistema empírico possa ser classificado como científico é preciso poder conceber que tipos de estados de coisas teriam de ocorrer no mundo para que pelo menos um de seus enunciados fosse falsificado e, consequentemente, ele próprio.
Os sistemas de enunciados pseudocientíficos não apresentam esta característica. Sua configuração é tal que não é possível conceber estados de coisas possíveis que os tornem empiricamente falsos. Pelo contrário, qualquer acontecimento ou observação é interpretado como evidência confirmadora.
Bons estudos!