Forças intermoleculares são as formas como as moléculas interagem ente si. As moléculas podem interagir de forma diferente umas com as outras e essas interações diferentes exercem uma grande influência sobre o ponto de fusão e ebulição das substâncias. Assim, a intensidade em que as moléculas interagem define, dentre outros parâmetros, o seu estado físico (sólido, líquido ou gasoso). DREKENER, R. L. Química e Ciência dos Materiais. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019. De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos compostos contidos na Coluna A com o tipo de interação intermolecular, apresentado na Coluna B. COLUNA A COLUNA B 1. Agua (H2O). I. Dipolo – Dipolo. 2. Cloreto de hidrogênio (HCl). II. Dipolo Induzido – Dipolo Induzido. 3. Hidrogênio gasoso (H2). III. Ligação de Hidrogênio. Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas. Escolha uma: a. 1-III; 2-I; 3-II. b. 1-II; 2-III; 3-I. c. 1-II; 2-I; 3-III. d. 1-I; 2-II; 3-III. e. 1-III; 2-II; 3-I.
Respostas
Resposta:
1-III, 2-I e 3-II
Explicação:
- As ligações de hidrogênio ocorrem quando um elemento destes elementos químicos: F - fluor, Nitrogênio e Oxigênio, está ligado ao hidrogênio. Portanto, na água H-O-H ocorre as chamadas ligações de hidrogênio.
- A ligação do Cloreto de hidrogênio (HCl) é uma ligação covalente forma por dois elementos químicos com eletronegatividades (capacidade de puxar os elétrons) distintas. Assim, o cloro sendo um elemento mais eletronegativo consegue puxar para mais próximo de si os elétrons da ligação, o que faz que ocorra uma polarização da molécula de HCl, ficando o cloro com momento de dipolo negativo (pois ele puxa os elétrons para mais próximo de si), enquanto hidrogênio fica com um momento de dipolo positivo. Assim as intereção intermoleculares do cloreto de hidrogênio são do tipo DIPOLO-DIPOLO.
- O hidrogênio Gasoso (H₂) é um átomo sem nenhum momento de dipolo, pois é formado pela mesma molécula, assim não existe diferença de eletronegativa entre os ligantes, portanto não ocorre a formação de dipolos de forma natural. Para que as móleculas de H₂ interagem, faz-se necessário a formação de dipolos induzidos devido a grande aproximação das moléculas, que induzirão um dipolo devido ao protons e eletrons do núcleo e da eletrosfera um do outro, formando os dipolos induzidos.