Leia o fragmento de texto a seguir: “O regime implantado pelo golpe civil-militar de 1964 produziu uma democratização do acesso à educação no Brasil, mas dentro de uma lógica de vinculação da educação pública aos interesses do mercado e de estímulo e favorecimento à privatização do ensino”. Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em 03 ago. 2016. A ditadura civil-militar modificou significativamente a estrutura educacional brasileira. A partir desses elementos e do livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta: A Os governos militares se afastaram do campo educacional, pois tinham outros interesses e deixaram as propostas e reformas nas mãos dos intelectuais escolanovistas. B As reformas educacionais dos governos militares geraram conquistas quantitativas; porém, sem um acompanhamento de recursos orçamentários, o que abriu espaço para a iniciativa privada no setor. C O regime militar encerrou o modelo educacional pautado pelo tecnicismo, retirando investimentos do ensino profissionalizante. D Durante a ditadura, houve um esforço massivo do governo para inibir a iniciativa privada no âmbito educacional, promovendo um crescimento quantitativo e qualitativo da educação pública. E As disciplinas das áreas de ciências humanas, tais como história e geografia, encontraram mais espaço na grade curricular do ensino público, pois substituíram disciplina de educação moral e cívica.
Respostas
A alternativa D está correta.
No que tange os direitos civis a ditadura militar promoveu a retirada da censura, e, com cada Ato Institucional essa retirada aumentava, e, consequentemente as classes menos favorecidas foram as que mais necessitavam de liberdade de expressão, como artistas e músicos em geral, repórteres, professores e políticos que iam contra o sistema.
Na educação durante o período da ditadura, os militares investiram na educação moral através do MOBRAL.
A educação moral parte do estímulo para a moralidade não só nas ciências mas nas próprias condutas do indivíduo, interagindo com os diversos aspectos sociais, levando em consideração também a sociedade ao seu redor.
Resposta: (B) fiz está correta:
As reformas educacionais dos governos militares geraram conquistas quantitativas, porém sem um acompanhamento de recursos orçamentários abrindo espaço para a iniciativa privada no setor.
Explicação:
“Dessa forma, apesar de toso os questionamentos feitos às duas grandes reformas educacionais desse período, notamos que quantitativamente houve conquistas, mas não foram acompanhadas de recursos orçamentários, humanos, materiais e pedagógicos necessários para a solução de problemas, derivados da própria expansão e do novo público ao qual foi permitido o acesso à escolarização em todos os níveis” (p. 148 – capítulo 4).