Respostas
bom é simples
Explicação:
Ebola
Transmissão
Esse vírus é propagado pelo contato com fluidos corporais como sangue, saliva, contato com a pele ou superfícies infectadas, como um cobertor, por exemplo.
Sintomas
Assim como em quase todas as doenças causadas por vírus, os sintomas iniciais do ebola são dores de cabeça, dores musculares, febre e calafrios. Em estágio avançado, pode se manifestar em náuseas, vômitos e tosse com sangue, diarreia, sangue nas fezes, confusão mental e vermelhidão na pele e nos olhos.
Tratamento
O tratamento para minimizar o impacto do ebola é feito com hidratação e repouso do paciente. As intervenções hospitalares contam com oxigenoterapia e líquidos intravenosos, como transfusão de sangue. É importante que o paciente seja isolado para evitar o contágio.
Prevenção
Como não há vacina para a prevenção desse vírus, a melhor medida é evitar o contato com pessoas, animais e materiais infectados, além de disponibilizar a proteção adequada para os profissionais de saúde e a esterilização de equipamentos e descarte adequado de materiais contaminados.
Herpes
Transmissão
Altamente contagioso, o herpes pode ser transmitido pelo contato com a ferida, fluidos corporais, objetos infectados, contato sexual ou da mãe para o bebê no momento do parto.
Sintomas
O vírus pode não manifestar sintomas, entretanto, se isso ocorrer, podem surgir sinais como:
inchaço e bolhas de ar com líquidos;
borda avermelhada;
coceira;
dor;
desconforto.
Tratamento
Apesar de não ter cura, existem pomadas e comprimidos que podem ser usados para aliviar os sintomas e aumentar o período assintomático.
Prevenção
Evitar o contato com pessoas que estão manifestando os sintomas da doença e sempre manter relações sexuais protegidas (com uso de preservativo).
Varíola
Transmissão
Apesar de ser um vírus quase erradicado no mundo, a varíola é uma doença altamente contagiosa. É possível pegar o vírus com uma longa exposição com alguém contaminado, por gotículas que a pessoa expele pela fala, tosse ou espirro. Por isso, apesar de mais rara, é possível a contaminação pelo ar e também por objetos infectados.
Sintomas
Dor de cabeça, febre, mal-estar, dor muscular, manchas vermelhas que se transformam em bolhas com líquido e, após um tempo, em pus.
Tratamento
Além de não ter cura, não há um tratamento específico ou eficiente contra a doença.
Prevenção
Existe uma vacina contra a varíola, que foi usada em meados do século passado. Hoje, porém, ela não faz parte da vacinação de rotina por apresentar riscos colaterais elevados.
Catapora
Transmissão
O vírus da catapora é altamente contagioso, principalmente por ser transmissível desde o final do período de incubação do vírus até 6 dias após o aparecimento das lesões. A transmissão pode acontecer por saliva, objetos contaminados ou líquido da bolha. Entretanto, pessoas que já tiveram catapora ou tomaram a vacina são imunes.
Sintomas
Manchas vermelhas na pele, com o surgimento de bolhas. Pode acontecer febre, mal-estar e perda de apetite. Alguns dias após o aparecimento das bolhas, elas começam a secar e provocam grande coceira.
Tratamento
Não há um tratamento específico, mas grupos de alto risco podem receber medicamentos antivirais. A observação é que a pessoa faça repouso e tenha uma atenção no período em que as bolhas secam e causam coceira, para não gerar infecção por bactérias presentes nas unhas, por exemplo.
Prevenção
Essa virose é prevenida por meio da vacinação.