A hortênsia (Hydrangea macrophylla) produz flores azuis quando cultivada em solo de pH < 5. Quando o pH do solo é maior do que 5, as flores tornam-se rosadas. Um jardineiro recebeu uma encomenda de hortênsias rosadas. Ele dispõe de um jardim plano, com as formas e dimensões descritas na figura abaixo, e cujo solo apresenta pH = 4. Para obter um solo adequado à produção de flores rosadas, o jardineiro deverá adicionar uniformemente 300 g de calcário dolomítico por m2 de terreno.a) Calcule a massa, em quilogramas, de calcário dolomítico necessária para a correção do solo do jardim.O calcário dolomítico é uma mistura de carbonato de cálcio e carbonato de magnésio. Ao adquirir um pacote desse produto, o jardineiro observou que, no rótulo, sua composição estava expressa na forma das porcentagens, em massa, dos óxidos de cálcio e de magnésio que poderiam ser obtidos a partir dos correspondentes carbonatos contidos no calcário dolomítico. b) Calcule a porcentagem, em massa, de carbonato de magnésio presente no calcário dolomítico adquirido pelo jardineiro.
#FUVEST
Respostas
a) A massa deve ser de 3 kg.
O jardineiro deve adicionar 300 g de calcário dolomítico por m² e o jardim tem área que pode ser separada em dois retângulos e um triângulo retângulo:
Ajardim = 2*3 + 1*2 + (2*2)/2 = 10 m²
Então a quantidade necessária de calcário dolomítico para a correção do solo do jardim, será:
m = 300 g/m² * 10m² = 3000g = 3 kg de calcário dolomítico
b) A porcentagem em massa será de 42%.
Em 1kg do saco de calcário temos 200 g de óxido de magnésio. Além disso, a reação de formação do MgO é:
MgCO₃ → MgO + CO₂
Como 1 mol de MgCO₃ está para 1 mol de MgO, 84g de carbonato de magnésio está para 40g de MgO. Assim, podemos escrever a seguinte relação:
84g MgCO₃ → 40g MgO
X g MgCO₃ → 200g MgO
X = 420 g de MgCO₃
O equivalente de 420 g de MgCO₃ será de 420 g /1000 g = 0,42 = 42% em massa, presente no calcário dolomítico adquirido.
Bons estudos!