• Matéria: Pedagogia
  • Autor: belinhacid2011
  • Perguntado 7 anos atrás

Ratio Studiorum registrava como deveriam ser as práticas pedagógicas das escolas jesuítas: os alunos aprendiam em salas de aulas, divididos em níveis (classes) e realizavam exames orais. Embora não se falasse de avaliação da aprendizagem, foi através dos exames orais que se iniciaram os processos de verificação das aprendizagens dos alunos, permitindo as classificações e atribuição de graus. As escolas jesuítas foram a primeira experiência de educação formal no Brasil.


A partir das informações apresentadas, avalia as afirmações a seguir:

I. A pedagogia dos jesuítas exerceu grande influência em todo o mundo e até hoje a educação tradicional os defende e repete práticas de verificação da aprendizagem para a classificação dos alunos.

II. A Pedagogia dos jesuítas era destinada à formação das elites burguesas, que mantinham a hegemonia cultural e política. No Brasil, eles foram eficientes na formação das elites, e cuidaram completamente da educação popular.

III. As práticas pedagógicas descritas no Ratio Studiorum incluíam a verificação da aprendizagem dos alunos para a classificação em aprovados ou reprovados.

Respostas

respondido por: Matheusieti
2

II e III estão corretas.

O Ratio Studiorum surgiu como coletânea fundamentada do colégio Romano, visando unificar o projeto pedagógico da época.

Dentro de um contexto histórico, os primeiros padres jesuítas que chegaram ao Brasil, juntamente com os primeiros colonizadores, integravam o sistema de colonização europeu.  

No que tange a relação do Ratio Studiorum com o Brasil, vemos que o Ratio Studiorum era idêntica à das nossas escolas do Brasil contemporâneo, visto que os alunos aprendiam em salas de aulas, divididos em classes realizando provas, que permaneceram em vigor até a expulsão dos Jesuítas do Brasil.

respondido por: emanuellesilvapereir
4

Resposta: I e III APENAS

Explicação:

Correção da prova

Perguntas similares