“Para a pedagogia histórico-crítica, o papel da escola é socializar os conhecimentos e saberes universais, principalmente para as camadas populares, entendendo a apropriação crítica e histórica do conhecimento enquanto instrumento de compreensão da realidade social e atuação crítica e democrática para a transformação dessa realidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GAZIM, E.C. B.B. et al. Tendências pedagógicas brasileiras: contribuições para o debate. Revista Chão da Escola. Curitiba, n. 4, out. 2005, p. 50.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre a pedagogia histórico-crítica, leia as afirmativas a seguir:
I – A relação professor-aluno é interativa: ambos são sujeitos do processo ensino-aprendizagem, mas com papéis distintos.
II – A metodologia adotada se baseia na busca de relações entre o que o aluno já conhece e a forma mais elaborada desse mesmo conhecimento.
III – O aluno é um sujeito ativo de sua própria aprendizagem.
IV – O processo de aprendizagem estimula a curiosidade, favorece a atividade cerebral, se afasta da credulidade, coloca a razão e a memória no seu devido lugar.
São corretas as afirmativas:
A
I e II
B
II e IV
C
I, II e III
D
I e III
E
III e IV
Respostas
respondido por:
8
E
III e IV.
A pedagogia histórico-crítica assemelha-se muito à pedagogia construtivista, no sentido de que os educadores passam a apresentar o papel de mediadores do conhecimento, de forma a estimular a autonomia e protagonismo dos estudantes.
Diante disso, torna-se possível o desenvolivmento do protagonismo juvenil, uma vez que os alunos passam a ocupar o papel central na aprendizagem, tornando-se mais natural a busca pelo conhecimento.
iviribeiro:
errado, a resposta certa é a C : i, II e III
respondido por:
21
Resposta:
C I, II e III
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás