Um cão idoso de 6kg, SRD, chega em sua clínica com histórico de dores articulares. Você realiza a anamnese, exame físico e conclui que o animal estado de saúde clinicamente bem. Assim, para aliviar as dores do animal, você receita Mavacoxib (Anti-inflamatório não esteroidal) por sua frequência de administração e por não alterar a produção de glicosaminoglicano. Para cães, a dose é de 2mg/kg por via oral e existem apresentações do medicamento nas concentrações: 6mg/ comprimido, 20mg/ comprimido, 30mg/comprimido, 75mg/ comprimido e 95mg/comprimido. Para o caso em questão, qual é a quantidade de medicamento que o animal necessita, qual seria a melhor apresentação visando custo-benefício e quantos comprimidos seriam administrados?
Respostas
Cão de 6kg
Dose = por via oral
Existem comprimidos de 6, 20, 30, 75 e 95 mg.
Melhor custo-benefício?
Que dose nosso cachorro irá receber?
Melhor então dar 2 comprimidos de 6mg que não desperdiça nenhum.
a. 75 mg por comprimido
b. 6 mg por comprimido
c. 30 mg por comprimido
d. 20 mg por comprimido
e. 90 mg por comprimido
Visando custo-benefício a quantidade de comprimidos que o animal precisaria é de 12 mg, sendo necessários dois comprimidos de 6 mg para ter o melhor custo-benefício, sendo a letra "b" a alternativa correta.
Regra de três
A regra de três é uma expressão algébrica matemática que possui uma proporção entre duas razões, onde temos três termos conhecidos e um termos desconhecido que podemos encontrar o sue valor ao resolver a regra de três.
Para encontrarmos qual comprimido deve ser administrado, visando o melhor custo beneficio, temos que encontrar quantas miligramas o cão precisa. Temos:
1 kg está para 2mg
6kg está para x
x*1 = 6*2mg
x = 12 mg
Como não há comprimido de 12 mg, o melhor seria dividir essa dose em dois comprimidos, assim não desperdiçaria nenhum.
Aprenda mais sobre regra de três aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/20719039
#SPJ2