• Matéria: Sociologia
  • Autor: marcelo970979
  • Perguntado 6 anos atrás

Dos três autores considerados os “pais da sociologia”, pudemos identificar alguns dos traços principais de seu pensamento. Indique a alternativa com a relação correta entre autor e obra.

a.
Karl Marx: visão do todo social calcada numa divisão dual, baseada na propriedade privada dos meios de produção (capital), estando, de um lado, a classe proprietária, empregadora da não proprietária (por assalariamento e exploração da mais-valia), denominados proletários, despossuídos dos tais meios.

b.
Émile Durkheim: análise social fundada no culturalismo, com ênfase no caráter simbólico (motivador) da ação social e no racionalismo (da razão depuradora das paixões nas relações pessoais) no projeto de melhoria social.

c.
Émile Durkheim: análise dialética da realidade, concepção positivista, cujo modelo organicista leva a tomar as organizações sociais de modo linear, de começo, amadurecimento e fim.

d.
Max Weber: concepção positivista, cujo modelo organicista leva a tomar as organizações sociais de modo linear, de começo, amadurecimento e fim.

e.
Karl Marx: análise da sociedade, tomada como organismo em evolução com diferentes níveis de solidariedade.

Respostas

respondido por: Matheusieti
43

A alternativa C está correta.

Durkheim tem uma influência até os dias de hoje por suas concepções acerca da sociologia e do espaço social, assim como o indivíduo e sua relação com os mecanismos de organização.

Durkheim foi um pensador científico do campo social que definiu os fatos sociais e como o indivíduo está inserido em atividades coercitivas que o disciplinam para viver coletivamente.

Ele desenvolveu a solidariedade social, refletindo também sobre a solidariedade mecânica (definida por configurações sociais primitivas), e, a solidariedade orgânica (geralmente complexas e estruturadas como a que vivemos hoje).

respondido por: vivianelimasouza
63

Resposta:

LETRA A

Explicação: Karl Marx: visão do todo social calcada numa divisão dual, baseada na propriedade privada dos meios de produção (capital), estando, de um lado, a classe proprietária, empregadora da não proprietária (por assalariamento e exploração da mais-valia), denominados proletários, despossuídos dos tais meios.

Perguntas similares