Respostas
Resposta:
Explicação:
As principais habilidades necessárias no hóquei no gelo são:
Patinação (skating)
É considerado a habilidade mais importante do esporte. Todos os jogadores precisam ser capazes de virar rapidamente, de patinar "a ré" - tudo em altíssima velocidade. Freiar (ou saber diminuir a velocidade rapidamente) também é uma outra capacidade importante.
Manejamento do taco
Jogadores precisam usar o taco para movimentar o disco. Geralmente, movimenta-se o disco, empurrando-no com um lado da lâmina, e, posteriomente, com o outro lado da lâmina. Jogadores habilidosos movimentam o disco, usando o taco, de um lado a outro rapidamente, fazendo com que seus oponentes fiquem confusos. O taco também pode ser usado para receber passes aéreos, entre outros movimentos possíveis.
Passe (passing)
É o passe do disco entre jogadores da mesma equipe, usando o taco. Pode-se passar o disco através de um passe normal, onde o disco movimenta-se sem sair do gelo; ou através de um passe aéreo, onde o disco pecorre um certo trajeto no ar.
Tiro (shooting)
Capacidade de propulsionar o disco em alta velocidade em direção à baliza, usando o taco. Pode-se usar wrist shots, onde a lâmina do taco está em contato com o gelo no momento em que a lâmina propulsiona o disco, ou slap shots, onde o jogador levanta o disco para trás, e o traz rapidamente de volta para frente, propulsionando o disco, e geralmente sem manter contato com o gelo. Slap shots propulsionam o disco com mais força e rapidez do que wrist shots, só que com menos pontaria.
Marcação (bodychecking ou simplesmente checking)
A habilidade de um jogador de remover a posse do disco de outro jogador oponente. Pode-se usar o taco (stick checking) ou o corpo (body checking). Usa-se o taco para tentar alterar a direção de movimento do disco, ou o corpo, para bloquear, desviar ou diminuir a velocidade do jogador oponente.
Neste caso, permite-se contato corpo-a-corpo apenas com a parte superior do corpo, sem o uso direto dos braços. Body checking é livre em jogos profissionais e na maioria dos jogos amadores, mas jogos realizados em escolas nos Estados Unidos limitam seu uso apenas nas zonas neutras e defensivas. Nos jogos do Campeonato Internacional de Hóquei Sobre o Gelo Feminino, bodychecking é proibido (devido às diferenças existentes entre o tamanho e a massa das jogadoras de hóquei sobre o gelo do Canadá e dos EUA em relação à jogadoras de outros países).
Junto com a patinação artística no gelo, integrou o programa dos Jogos Olímpicos de Verão de Antuérpia-1920, fato decisivo para a realização da Semana Internacional dos Jogos de Inverno em 1924, em Chamonix, na França – mais tarde reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. A Federação Internacional de Hóquei no Gelo foi fundada em 1908, em Paris.
No hóquei no gelo, duas equipes de seis jogadores (um goleiro, dois defensores e três atacantes) tentam marcar o maior número de gols. Os jogadores utilizam patins de gelo e um taco ( stick ) e devem acertar o disco, de 150 gramas , no gol do rival. A partida é dividida em três tempos de 20 minutos, com dois intervalos de 15 minutos. Em Turim, o torneio masculino reunirá 12 equipes e o feminino, oito.