Respostas
Explicação:
Rizópodes (Sarcodíneos): Amebas
Suas estruturas locomotoras são projeções citoplasmáticas chamadas de pseudópodes. Algumas amebas são de vida livre na água doce ou salgada, outras podem viver no corpo humano numa relação de comensalismo, sem prejuízo ao hospedeiro. Entretanto, há a Entamoeba histolytica que é uma espécie parasita no intestino humano que causa amebíase.
Apicomplexa ( Esporozoários)
É composto por parasitas que não possuem estruturas de locomoção e que, em algumas fases da vida apresenta uma estrutura chamada complexo apical que tem a função de fixação e penetração nas células dos hospedeiros.
Alguns são causadores de doenças em aves e mamíferos, incluindo seres humanos, além de parasitarem invertebrados. Entre os mais relevates temos: Plasmodium, causa malária, e Toxoplasma gondii, causador da toxoplasmose.
Zoomastigophora (Flagelados)
Sua locomoção dá-se por meio de flagelos. Podem habitar meio aquático salgado ou doce, muitos são de livre-nadantes e se alimentam por meio de fagositose, outros são sésseis e usam os flagelos para gerar correntes de água e capturar partículas que sirvam de alimento.
Vários são parasitas, entre eles alguns de maior relevância para a saúde humana são: Trypanosoma cruzi, que causa doença de chagas, e Leishmania brasiliensis, que causa leishmaniose, e o Trichomonas vaginalis, causador de inflamações e corrimentos vaginais.
Cilliophora (Ciliados):
Possuem cílios para sua locomoção e alimentação. Além disso, possuem mais de um núcleo: macronúcleo (maior de todos) e um ou mais micronúcleos (menores).
A maioria é de vida livre, e o principal é o Paramecium Caudatum. Os ciliados apresentam o grau de complexidade mais elevado entre os organismos unicelulares.
Resposta:
são classificados em rizópodes , flagelados , ciliados e esporozoários cuja a característica observada é a estrutura de locomoção , ou seja , pseudópodes, flagelos , cílios e estrutura específica ausente respectivamente
Explicação: