• Matéria: História
  • Autor: gustavogwider8243
  • Perguntado 7 anos atrás

É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o mundo novo uma só nação com um só vínculo, que ligue suas partes entresi e com o todo. Já que tem uma mesma origem, uma mesma língua, mesmos costumes e uma religião, deveria, porconseguinte, ter um só governo que confederasse os diferentes Estados que haverão de formar-se [...].Considerando o extrato da "Carta de Jamaica", de Simón Bolívar, e com base nos conhecimentos sobre asindependências na América espanhola, assinale a alternativa correta.a) Os movimentos de independência na América espanhola foram impulsionados pela tentativa de invasão napoleônica noHaiti recém-libertado. A Carta de Jamaica foi o documento que fundamentou esses movimentos.b) Os movimentos de independência foram liderados por mestiços e escravos que ansiavam conseguir a liberdadeexpulsando os espanhóis. Aproveitando a ausência do rei Fernando VII, encarcerado por Napoleão, Bolívar escreveu acarta na Jamaica, chamando todas as colônias a se unirem para formar uma grande federação contra a coroa espanhola.c) Simón Bolívar foi o grande artífice das independências da América espanhola. Seu carisma e poder de mando permitiramunir todos os movimentos em uma grande frente libertadora, que começou na Argentina em 1816 e chegou até a Colômbiaem 1821.d) O projeto de Simón Bolívar era tornar as colônias governadas pela Espanha em uma grande confederação de estados nosmoldes das colônias americanas do Norte, porém as diferenças entre alguns líderes no interior do movimento anticolonialnão viam com bons olhos esse projeto.e) A Carta de Jamaica foi a primeira declaração de independência das colônias espanholas. Escrita no formato da declaraçãode independência haitiana, declarava o fim da escravidão nas colônias e a expulsão dos peninsulares das terrasamericanas.

#UFPR
#VESTIBULAR


helenaaprecidabts: noa tem as alternativas

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
55

É correta a alternativa D, vendo Bolívar a união política das antigas colônias em uma única administração (ou do maior número possível de ex-colônias) como a única forma de garantir a independência econômica e política da região.

O projeto foi duramente resistido pelas elites locais, que tinham grande poder econômico regionalmente, e que, com a independência, se  tornaram as grandes mandantes políticas, e acabou não tendo sucesso. A fragmentação política da América Latina, inclusive, pode ser vista como uma das razões para os problemas que a região enfrenta.

respondido por: juscelino765
25

Resposta:

Alternativa correta letra D

Explicação:

Alternativa correta! O projeto de integração americana - ou pan-americanista - de Simón Bolívar era pautado pela formação de uma Confederação de estados na América. Assim, argumentava Bolívar, seria possível desenvolver a região de forma autônoma e assegurar as independências na América, que naquele contexto eram ameaçadas pelas pretensões (re)colonizadoras da Santa Aliança. Contudo, muitas divergências entre as elites criollas se manifestaram, tendo em vista o interesse delas em assegurar o seu poder local. A contrariedade de potências estrangeiras - como os EUA e a Inglaterra - também dificultou  a formação de uma Confederação de estados na antiga América Espanhola.

Perguntas similares