[...] O quilombo aparecia onde quer que a escravidão surgisse. Não era simples manifestação tópica. Muitas vezes, surpreendepela capacidade de organização, pela resistência que oferece; destruído parcialmente dezenas de vezes e novamenteaparecendo, em outros locais, plantando a sua roça, constituindo suas casas, reorganizando a sua vida social e estabelecendonovos sistemas de defesa. O quilombo não foi, portanto, apenas um fenômeno esporádico. Constituía-se em fato normal dentroda sociedade escravista. Era reação organizada de combate a uma forma de trabalho contra a qual se voltava o próprio sujeitoque a sustentava.(MOURA, Clóvis. Rebeliões da Senzala. Editora Conquista, Rio de Janeiro, 1972, p. 87.)A respeito da história dos quilombos no Brasil, considere as seguintes afirmativas:1. Foi uma forma de organização dos escravos libertos, que não encontraram lugar na sociedade brasileira pósabolição.2. O quilombo marcou sua presença durante todo o período escravista, existindo praticamente em toda a extensãodo território nacional.3. Sua estrutura social respondia a uma lógica particularmente militar, que visava desestabilizar a estrutura socialdos senhores de escravos.4. A quilombolagem se constituiu na unidade básica de resistência, fruto das contradições estruturais do sistemaescravista, e sua dinâmica refletia a negação desse sistema.Assinale a alternativa correta.a) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
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Respostas
1 é falsa, sendo uma organização dos escravizados que haviam conseguido escapar dos captores, e que era duramente perseguida pelas forças coloniais.
2 é verdadeira, embora "existir por toda a extensão" do território nacional deva ser interpretado como haver vários quilombos em várias regiões, e não, de fato, um quilombo em todo o território.
3 é falsa, sendo uma organização que tentava se esconder da sociedade colonial, e não o combate aberto.
4 é verdadeira, sendo o quilombo a esperança do ex-escravo que havia conseguido fugir e que agora podia viver em liberdade nestes locais.
É correta a alternativa C
Resposta:
Resposta correta: letra C - Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Explicação:
1. FALSA! Os quilombos eram comunidades formadas por escravos fugidos e representou uma forma de resistência ao regime escravista. Essa forma de luta pela liberdade ocorreu desde o século XVII e se estendeu até a abolição da escravidão no final do século XIX.
2. VERDADEIRA! O quilombo foi uma forma de resistência e durou praticamente todo o período escravista. Atualmente, existem estudos sobre a formação de quilombos em diversas localidades do Brasil, como nos atuais estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia.
3. FALSA! Apesar dos confrontos com as forças oficiais, os quilombos não possuíam uma lógica militar. Na realidade, os quilombos eram comunidades formadas majoritariamente por escravos fugidos. As atividades desenvolvidas nessas comunidades estavam ligadas à agricultura, criação de animais, coleta, mineração e comércio. Além disso, seus integrantes se sustentavam através de alianças “clandestinas” com escravos de ganho, libertos e homens livres, principalmente comerciantes.
4. VERDADEIRA! O quilombo, que constitui uma comunidade composta principalmente por escravos fugidos, representa uma forma de resistência e de luta escrava que foi frequente e se estendeu por praticamente todo o período escravista. Nesse sentido, é correto afirmar que a “quilombolagem” era fruto das contradições estruturais do sistema escravista, ao mesmo tempo em que expressa a negação dos africanos às dinâmicas da sociedade escravocrata.