Para muitos pesquisadores, é correto assinalar que durante a Idade Média foram os árabes, não os cristãos, os herdeiros esucessores da ciência helênica, uma herança que fez com que toda a extensão dos seus domínios, da Espanha ao Afeganistão, omundo muçulmano, fosse cenário de uma atividade intelectual intensa, não só em filosofia, mas também em matemática, astronomiae medicina. Nem sempre conhecida ou traduzida no Ocidente, essa produção está preservada em uma grande quantidade demanuscritos.(BISSIO, Beatriz. O mundo falava árabe. A civilização árabe-islâmica clássica através da obra de Ibn Khaldun e Ibn Battuta. Rio de Janeiro: CivilizaçãoBrasileira, 2012, p. 36.)Com base no texto acima e nos conhecimentos sobre o mundo muçulmano na Idade Média, assinale a alternativacorreta.a) Foi justamente em função do seu caráter religioso fragmentado que o mundo muçulmano e a sua civilização distinguiramse mais vigorosamente do Ocidente cristão, fortemente homogêneo. A existência, no seio do Império Muçulmano, denumerosas tendências religiosas teve consequências consideráveis na produção de manuscritos.b) Apesar da sua hegemonia nas ciências durante o período medieval, a civilização muçulmana era, afinal, um simplesconjunto díspar de empréstimos culturais, o qual não conseguia refletir o novo universalismo e a nova ordem social quese instaurou com o surgimento do Islã.c) Durante esse período, cidades como Córdoba, Bagdá e Alexandria, entre outras, se tornaram centros de intercâmbio deconhecimentos. Tratava-se de um circuito cosmopolita do qual a Europa, periférica e tragada por diversas crises religiosas,não participou.d) A Idade Média foi um período caraterizado pelo domínio efetivo, militar e político, dos países muçulmanos sobre os paísescristãos. Um domínio caracterizado, entre outras coisas, pela presença hegemônica da língua árabe nos espaçoscomerciais, políticos e acadêmicos da Europa.e) Existe consenso entre a maioria dos historiadores que estudam o período de que a emergência do horizonte renascentistadeve muito ao trabalho dos sábios e acadêmicos muçulmanos, conhecidos pelo mundo cristão, sobretudo, através daPenínsula Ibérica
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
3
É correta a alternativa E, já que alguns textos clássicos que foram proibidos pela Igreja Católica (como as obras de Pitágoras, por exemplo, considerado "excessivamente pagão") foram preservados pelos acadêmicos árabes.
Além deste aspecto de preservação de textos clássicos, os acadêmicos árabes também fizeram importantes descobertas na álgebra (a própria palavra é árabe), astronomia, medicina e química, tendo colaborado indiretamente para o progresso técnico da Europa.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás