Sobre o conceito de fronteira e sua problemática no contexto brasileiro e sul-americano, é correto afirmar: a) A formação geográfica e social semelhante dos países da América do Sul proporciona a construção de políticas e acordos fronteiriços coesos e convergentes entre os países que a compõem. b) Os investimentos em estruturas físicas, a exemplo de ferrovias e hidrovias, além de tratados como o MERCOSUL e o Pacto Andino, propiciaram a integração dos países sul-americanos, abrindo as fronteiras entre eles. c) A palavra fronteira teve seu conceito modificado com o advento da globalização, sendo hoje usada para compreender relações de abertura entre Estados Nacionais, como no caso dos pactos econômicos sul-americanos. d) Nos países da América do Sul, as relações transfronteiriças, como a circulação de pessoas, capitais, mercadorias e serviços, são, atualmente, subordinadas à política de segurança de cada estado nacional. e) Fronteira remete a espaços peculiares, onde se defrontam comunidades político-geográficas diferentes, e se caracteriza por interações e conflitos de múltiplas ordens.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
15
A alternativa correta é a letra e).
Vamos aos dados/resoluções:
É sabido que a "formação geográfica social" da América Latina não foi tão semelhante, afinal, portugueses e espanhóis (sem falar nos holandeses, franceses e etc) disputaram por muito tempo o terreno. Logo, não possuía fronteiras abertas porque Acordos bilaterais e a globalização não costumavam chegar tão longe.
Finalizando então, sobre as relações transfronteiriças (como citadas no texto: a circulação capitais, mercadorias e serviços), elas são sim, influenciadas por pactos comerciais como o Mercosul, entretanto, a circulação de pessoas é uma questão mais delicada e cada país tem uma política.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás