Conhecer os conceitos de leitura ascendente, descendente e interativo é importante para acadêmicos de qualquer curso, porque é um saber que esclarece o porquê de se conduzir uma leitura de certa maneira e não de outra, dependendo do contexto, como bem cobram os professores em sala de aula. Tendo em vista esses conceitos, leia as afirmações seguintes:
I- Quando se diz que "a leitura é um processo não-linear, dinâmico na inter-relação de vários componentes utilizados para o acesso ao sentido", podemos inferir que o ato de ler é uma atividade ocular não-regular, porque parte da esquerda para a direita (como nas línguas ocidentais); podendo ser da direita para a esquerda (como no japonês, língua oriental).
II- Quando se diz que "a leitura é um processo não-linear, dinâmico na inter-relação de vários componentes utilizados para o acesso ao sentido", podemos inferir que essa não-linearidade refere-se, entre outras coisas, às ações de tessitura de hipóteses que se vão confirmando ou não durante a leitura. Essas hipóteses, que partem do conhecimento de mundo do leitor, devem ter coerência com o texto, mas poderão ser confirmadas ou não por ele.
III- A interpretação de textos artísticos requer o preenchimento de lacunas deixadas por seus autores. Esse preenchimento é feito com os conhecimentos de mundo do leitor e, como cada leitor tem experiências distintas, esses preenchimentos podem resultar em interpretações díspares de um mesmo texto. A leitura descendente e a interativa justificam essa afirmação.
IV- Na perspectiva interativa de leitura, a oralização não é condição para a apreensão dos significados do texto. De todo modo, quando a vocalização textual é solicitada, espera-se que o leitor já conheça o texto a ser lido em voz alta, para interpretá-lo adequadamente, com as devidas pausas e entonação correta.
Considerando F para falso e V para verdadeiro, as afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
Respostas
respondido por:
1
Alternativas F, V, V e V.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás