• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

"Segundo Libâneo, a Pedagogia Liberal Renovada possui duas versões a renovada progressista ou programática, que tem em Anísio Teixeira seu principal expoente, e a renovada não diretiva, com Carl Rogers como elemento de destaque, enfatizando a igualdade e o sentimento de cultura como desenvolvimento de aptidões individuais".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de; GRINSPUN, Mirian Paura Sabrosa Zippin. Princípios e métodos de supervisão e orientação educacional. Curitiba: IESDE, 2010. p. 17.


De acordo com os conteúdos das aulas e do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre a teoria de Rogers no contexto educativo, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as assertivas verdadeiras, e F para as assertivas falsas:


I. ( ) No contexto educativo, o método não diretivo de Rogers compreende o aluno como uma pessoa dotada de interesses e capaz de responsabilizar-se por suas escolhas.

II. ( ) Mesmo que o aluno seja o centro do processo educativo, na teoria de Rogers, o professor permanece sendo aquele que transmite os conhecimentos e é detentor do saber.


III. ( ) Na teoria de Rogers, o autoaprendizado, na psicoterapia e na sala de aula, é secundário, sendo o aprendizado pela integração ao meio físico e social o mais importante.

Agora, assinale a sequência correta:

A V – V – F.
B F – V – F.
C V – F – F.
D F – V – V.
E V – F – V.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
4

E V – F – V.

O método de Rogers pode ser diretivo ou indiretivo, de forma que o segundo está associado a questão do autoaprendizado, em que o aluno é capaz de desenvolver habilidades que irão promover o sucesso no aprendizado.

Todavia, o método diretivo implica na existência de educadores que atuarão como mediadores do conhecimento, no sentido de possibilitar a efetivação da qualificação do aprendizado dos alunos, através do alinhamento com suas realidades.

respondido por: gabideffarias
7

Resposta:

C) V – F – F.

Explicação:

A afirmativa I é verdadeira: “‘O aluno é entendido como um ser dotado de interesses e responsabilidades, capaz de escolher e de fazer críticas, criativo' e o professor é alguém 'capaz de relacionar-se e de ser autêntico, capaz de entender a si próprio e ao outro, de tal forma que possa ser um facilitador da aprendizagem’ (Carpigiani, 2000, p. 66)” (livro-base, p. 226).

A afirmativa II é falsa, pois “o professor, assim como o psicoterapeuta, deve ser capaz de atitudes essenciais, sem ostentar posturas arrogantes e sendo capaz de entender a si próprio como mediador da aprendizagem, e não como o centro do processo ou como o detentor do saber” (livro-base, p. 226).

A afirmativa III é também falsa, visto que: “Fundamentado em suas experiências como professor, e também como psicoterapeuta, Rogers nos alerta que, em relação à psicoterapia, 'o único aprendizado que influencia significativamente sobre o comportamento é o aprendizado autodescoberto, autoapropriado' (Rogers, 1977, p. 254), ou seja, a autoaprendizagem. Por outro lado, na sala de aula, é diferente” (livro-base, p. 227).

Perguntas similares