• Matéria: Biologia
  • Autor: eusou012
  • Perguntado 7 anos atrás

Sobre glicídios e lipídios, responda: a) Um indivíduo diabético foi orientado a realizar uma dieta baixa em carboidratos. Ao sair do consultório médico, ele passou no mercado e comprou frutas, sucos, alimentos integrais e iogurte desnatado. Ao encontrá-lo no mercado após a aula de biologia, você explicou a ele que o consumo daqueles alimentos não o auxiliariam na redução da taxa de glicose. Por que ? b) Sabendo que a glicose acumulada em glicogênio gera mais energia, porque acumulamos gordura ao invés de glicogênio? c) Mesmo que a nossa reserva maior seja de gordura, qual é a necessidade prática de armazenar 400g de glicogênio no músculo e no fígado?

Respostas

respondido por: M4T3M4T1C4ND0
0

a) O consumo daqueles alimentos não o auxiliaram na redução da taxa de glicose porque tanto as frutas, como os alimentos integrais, os sucos e o iorgute desnatado são ricos em carboidratos (glicídios), os quais no processo de digestão são quebrados em glicose (monossacarídios), o que resulta em um aumento de sua taxa no sangue.

b) Acumulamos gordura ao invés de glicogênio porque o fígado (local onde armazenamos o glicogênio) suporta apenas uma pequena quantidade do mesmo, a qual é utilizada durante o sono para manter o funcionamento corporal. Já a gordura acumula - se em todo o tecido adiposo, ou seja, pode - se armazenar uma significativa reserva energética.

c) A necessidade prática de armazenar glicogênio no fígado e nos músculos se dá pela facilidade do corpo em quebrar tais moléculas e obter glicose de uma forma rápida e eficiente, mantendo o funcionamento do organismo durante períodos de jejum (como o sono).

Perguntas similares