Leia o fragmento de texto:
“Galileu Galilei (1564-1642) é considerado um dos ‘pais’ da biomecânica em razão de sua ampla contribuição no desenvolvimento de inúmeros conceitos aplicados às análises cinemáticas (movimentos) e cinéticas (forças)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NAESS, A.N. Galileu Galilei: um revolucionário e seu tempo. Trad. George Schlesinger. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
Considerando o fragmento acima e o livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais, leia as sentenças a seguir sobre as contribuições de Galileu Galilei para a Biomecânica. Na sequência, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. Desenvolveu o sistema de coordenadas cartesianas, além de ser o primeiro a realizar uma análise matemática de uma onda mecânica.
II. Analisou biomecanicamente o salto humano, a marcha de cavalos e insetos, assim como o mínimo movimento que permitia um corpo boiar.
III. Desenvolveu a balança hidrostática, a teoria do movimento uniforme, a teoria dos projéteis, teoria do plano inclinado e a definição de momento ou torque, conceitos que, no futuro, possibilitaram o desenvolvimento da mecânica newtoniana.
IV. Sintetizou a mecânica por meio de suas leis, baseando-se nos conceitos iniciados por Kepler e Descartes.
Agora, assinale a sequência correta:
A
V– V– F– V
B
F– V– F– V
C
V– F– V– F
D
F– V– V– F
E
V– V– F– F
Respostas
respondido por:
5
A resposta correta é a letra D) F– V– V– F
Galileu Galilei possui várias contribuições das beneficiaram várias áreas das quais vão desde o método científico até o desenvolvimento de instrumentos que passam por descobertas fantásticas e também pela popularização.
Para iniciar a obra, é bom deixar claro que esse gênio proveniente da Itália foi o primeiro a conseguir observar as crateras bem como as montanhas que existem na lua, além de que ele foi o responsável por descobrir as quatro maiores luas que pertencem a Júpiter.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás