Depreciação
Olá prezados(as) alunos(as)!
Leiam atentamente os lembretes a seguir:
1.As respostas devem ser bem fundamentadas, pois não serão qualificadas como relevantes as respostas semelhantes a “concordo” ou “discordo”, por exemplo.
2.A sua resposta deve ser direcionada ao professor.
3.Não é quantidade de respostas que importa! Interprete corretamente a situação-problema e cada uma das atividades.
4.Sua resposta deve ser sucinta e limitada a no máximo 10 linhas de conteúdo.
Serão consideradas excelentes as postagens que forem bem pensadas, fundamentadas, organizadas e que atendam ao solicitado pelo professor.
Vamos à situação-problema?
Olá caros alunos, estamos iniciando nosso fórum no qual temos a oportunidade de discutir importantes aspectos sobre o papel da Contabilidade Comercial no contexto das organizações.
Nesse sentido eu apresento um fragmento do texto referenciado abaixo para que o mesmo sirva como base para nossas discussões.
A entidade deve alocar o valor inicialmente reconhecido de item do ativo imobilizado aos componentes significativos desse item e deve depreciá-los separadamente.
Um componente significativo de um item do ativo imobilizado pode ter a vida útil e o método de depreciação que sejam os mesmos que a vida útil e o método de depreciação de outro componente significativo do mesmo item. Esses componentes podem ser agrupados no cálculo da despesa de depreciação.
Sabendo que a depreciação poderá ser efetuada de partes do mesmo bem em proporção diferente de seu uso ou desgaste, em sua opinião como o contador deverá controlar e contabilizar esta depreciação diferenciada?
Respostas
Resposta:
icialmente é preciso analisar se o bem é empregado diretamente na produção, assim sendo sua taxa de depreciação será contabilizada como custo. A depreciação dos bens que não são usados diretamente na produção é lançada como despesa, a diferença entre as formas de lançamento é que os custos podem ser atribuídos diretamente ao produto final, o que facilita a análise do retorno que aquele produto está gerando. Já as despesas, por serem de caráter geral, dificilmente podem ser vinculadas diretamente aos produtos e serviços oferecidos pela empresa para fins tributários.
A depreciação deve ser registrada no balanço das empresas de acordo com as regras e os limites estabelecidos na legislação fiscal. É a Receita Federal quem determina qual a vida útil estimada de um bem e, com base nela, sua taxa anual de depreciação, podendo começar a ser contada a partir da instalação do bem ou no final do período de vida útil e não poderá ultrapassar o custo de aquisição do ativo.
Explicação: