Respostas
Resposta:
no meu entender a filosofia serve para nos abrir a nossa mente humana. como ela sendo mae de toda as ciencias.
Explicação:
Resposta:
A filosofia tal como outras ciências, tem o seu objeto de estudo, diferente ou parecido com as outras ciências ou matérias, por isso não se fazer tal pergunta.
Explicação:
Vou explicar o que é a filosofia.
Amor ao saber. É isto a filosofia. É o nosso desejo em conhecer, em decifrar a lógica da vida, intrigados por uma dúvida que quer adivinhar o que está para lá da cortina da realidade, já que uma existência rotineira não nos satisfaz. Como afirmaria Antero de Quental "é a dúvida que torna fecunda a Filosofia e a sua relativamente é, afinal, toda a sua razão de ser...". Já em pequenos, a nossa curiosidade infantil nos espicaçava com certo tipo de questões:
Como nascemos? De onde veio o mano? Porque morreu a avó? Porque não caem as estrelas?...
E vindos do Cosmos imaginamos os extraterrestres como sendo bizarros, altos, esguios e mentalmente superiores.
Porque não somos nós assim? Ou de outro modo completamente diferente?
Temos relógios que nos indicam o tempo com precisão.
O que pretende a filosofia?
A filosofia quer mesmo compreender, pensar o mundo e pensar sobre nós próprios, sobre o nosso próprio "eu". Mas o mundo não se dá a conhecer assim espontâneamente. Como o ouro e os diamentes, tudo o que é valioso tem de ser procurado, extraído. A filosofia terá de ser, então, uma atividade de busca. Mas será essencialmente teórica, isto é, reflexiva, contemplativa, racional. E porquê? Porque para se avaliar algo devidamente, tem de se estar de fora a observar. Uma coisa é o Harry Potter viver trepidantemente as suas aventuras, outra é a escritora imaginativa que cria essas aventuras. De um lado, está o viver; do outro, o analisar, o contemplar, o refletir esse viver. Contudo, a nossa existência fornece-nos instrumentos para isso: a possibilidade de pensar, a linguagem, a organização do pensamento. É a existência que nos permite o pensamento, já que. só pensamos exatamente porque existimos.
De outro modo, a filosofia também se distingue da Ciência. Esta, na medida em que é objetiva, rigorosa e submissa aos factos, só se interessa em valorizar o que pode quantificar na realidade. Por exemplo, o fenómenos "ter febre" só tem realidade científica se puder ser expresso em números que o termómetro indica numa escala e se ultrapassar uma norma-padrão (37°C). A Ciência quantifica, enquanto a filosofia é mais ambiciosa: quer ver o que aparentemente não se vê. Quer chegar racionalmente à compreensão da realidade. Serve-se da linguagem para expressar o ser, na aventura arriscada que é o pensar.