Respostas
São acordos entre países que visam fortalecer os laços econômicos, políticos e até mesmo sociais entre eles. As nações estabelecem relações visando o desenvolvimento mútuo do conjunto, por meio da implantação de medidas que procuram aumentar a circulação de pessoas, de mercadorias e de finanças entre os membros, por exemplo.
Em resumo, a união dos países em blocos econômicos tem por objetivo formar associações que garantem vantagens econômicas principalmente, podendo abarcar também processos políticos e sociais entre as nações participantes. A ideia é que em grupo, os países tendem a se tornar mais fortes diante de um mercado altamente competitivo em escala global.
As relações estabelecidas entre os países-membros do bloco depende muito do estágio de desenvolvimento em que o mesmo se encontra. Nesse sentido, podemos classificar quatro fases principais:
Zona de livre-comércio
Os países oferecem a diminuição ou a completa extinção das taxas alfandegárias entre si, permitindo trocas comerciais sem grandes barreiras.
União aduaneira
Além das políticas de livre-comércio, em uma união aduaneira, também firmam acordos para a criação de uma tarifa externa comum entre os países, permitindo uma padronização em relação às nações fora do grupo.
Mercado comum
Esse estágio da formação dos blocos apresenta políticas de livre-comércio, tarifas externas comuns e uma livre transição de capital, de pessoas e de mercadorias.
União econômica e monetária
É considerada a fase mais avançada dos blocos econômicos. Além de todas as características presentes nos outros estágios, os países ainda passam a adotar uma moeda única.