Ao falarmos do caráter de um homem não dizemos que ele é sábio ou que possui entendimento, mas que é calmo ou
temperante. No entendo, louvamos também o sábio, referindo-se ao hábito, e aos hábitos dignos de louvor chamamos virtude
ARISTOTELES Ética a Nicomarn São Paulo Nnya Cultural 1973.
Respostas
Resposta:
excelência de atividades praticadas em consonância com o bem comum.
Explicação:
foi corrigido pelo AVA
Aristóteles, na obra "Ética a Nicômaco", pergunta-se sobre a finalidade das ações humanas e quais atos levam o homem à eudaimonia, isto é, felicidade.
Os vícios por excesso e os vícios por deficiência podem ser ordenados da seguinte maneira:
Generosidade: extravagância e avareza;
Coragem: temeridade e covardia;
Afabilidade: adulação e desafabilidade.
Assim, Aristóteles indaga os cidadãos da pólis grega o que é felicidade para essas pessoas. Alguns respondem que a felicidade está nos prazeres (comer bem, dormir bem), outros dizem que a felicidade consiste na honra, pois o homem é feliz quando é reconhecimento e famoso na cidade. Para outros, ainda, a felicidade está na riqueza, no dinheiro.
Aristóteles, ao refletir sobre o que seja a felicidade na essência, diz que a boa vida consiste em agir para o bem.
Com isso, o homem só é feliz quando está direcionado ao bem e às ações corretas e justas. A riqueza, os prazeres e a honra são caminhos para se chegar à felicidade, porque a riqueza acaba, os prazeres podem corromper o homem e a honra depende de outro para se instalar.
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