Estabeleça duas diferenças entre o conceito de democracia vigente em Atenas no período antigo e o conceito de democracia vigente no Brasil atual.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
A Democracia da Atenas Clássica era direta e com conceito limitado de cidadania, de modo que os cidadãos agiam diretamente, sem representantes, mas só eram cidadãos os homens livres (excluindo mulheres e escravos) e que tivessem um mínimo de posses (excluindo os mais pobres).
Já no Brasil a Democracia é Indireta e com conceito de cidadania universal, onde todos os brasileiros natos ou naturalizados são considerados cidadãos, independente de gênero ou classe social, mas os cidadãos não expõem diretamente os seus projetos políticos, votando em representantes que os façam por eles.
Resposta:
Explicação:
Uma das principais diferenças entre o conceito de democracia em Atenas e no Brasil atualmente são os cidadãos, já que no Brasil, todos são considerados cidadãos, mas em Atenas, os cidadãos eram apenas os homens com mais de 21 anos, que eram de origem ateniense, e que não eram escravos. O que excluía as mulheres, as crianças, os estrangeiros e os escravos. Além do direito ao voto, no Brasil, você pode votar a partir de 18 anos, desde que você seja alfabetizado, e, em Atenas, apenas os cidadãos, ou seja, pequena parte da população.