Respostas
Resposta:
Chicago EUA
Explicação:
ESCOLA DE CHICAGO
A universidade de Chicago, nos EUA, foi pioneira ao realizar estudos sobre as alterações da vida urbana nas sociedades, no início do século XX, estudiosos da universidade de Chicago estavam preocupados em entender os efeitos da modificação da vida para os indivíduos, esse grupo de pesquisadores ficou conhecido como a Escola de Chicago, com destaque para Robert Park e Louis Wirth.
NOVA SOCIOLOGIA URBANA
Os estudos realizados pela escola de Chicago geraram repercussão à temática urbana, possibilitando a evolução de uma ciência própria da cidade, que veio a ser chamada de Urbanismo. A partir dos anos 1970, diversos autores começaram a observar a cidade como espaço de conflitos e disputas sociais, um viés de origem Marxista.
Nessa perspectiva, a cidade é fruto de contestações, onde além de questões psicológicas da vida urbana, ocorrem enfrentamentos por interesses diversificados, envolvendo questões financeiras.
O sociólogo espanhol, Manuel Castells, trata da relação formada entre o capitalismo e a formação das grandes cidades, visto que para as grandes indústrias funcionarem é necessária uma estruturação em seu entorno. Essa estrutura inicialmente era fornecida pelos próprios proprietários das fábricas, mas ao passar do tempo a função foi tomada pelo Estado, a qual visa dar condições para a reprodução do sistema capitalista. O Estado assume essa função por estar interligado ao capital oriundo dos donos dos meios de produção.